ELEIÇÕES 2016

PSB monta rodízio de voluntários para tentar reeleger Geraldo Julio

Logística para reeleger atual prefeito inclui sistema de rodízio de voluntários e frota de ônibus. Meta é visitar todos os bairros do Recife

Marcela Balbino
Cadastrado por
Marcela Balbino
Publicado em 11/09/2016 às 14:11
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
FOTO: Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Leitura:

“Acabou caô, o Geraldo chegou, o Geraldo chegou”. “Sai, sai do meio, sai que o Geraldo tá sem freio”. São com esses gritos de guerra que a Juventude 40 avisa aos moradores dos bairros periféricos do Recife a passagem do prefeito Geraldo Julio (PSB), candidato à reeleição.

As caminhadas do socialista têm reunido grande público, de comissionados a lideranças ligadas a candidatos a vereadores, passando por secretários municipais, estaduais e políticos da Frente Popular. Crianças das localidades sempre correm atrás da comitiva balançando a bandeira amarela ou brincando com os adesivos do candidato. Moradores cumprimentam o prefeito ao longo da jornada. Os atos nunca duram menos de duas horas e o trânsito dos locais geralmente fica travado a cada percurso, dado o volume de pessoas.

Desde o início da campanha até hoje, já foram 12 caminhadas percorrendo 12 bairros. Mas há um esforço para que essa presença seja ainda maior. Há um verdadeiro “exército” formado por 1,8 mil voluntários, que foram cadastrados no lançamento da candidatura de Geraldo, dia 16 de agosto. 

Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Geraldo Julio durante caminhada com a militância do partido - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Geraldo Julio durante caminhada com a militância do partido - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Geraldo durante pedalada no dia 7 de setembro com militância e secretários municipais e estaduais - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Geraldo Julio ao lado do vice Luciano Siqueira no Morro da Conceição - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação

A logística para ampliar a presença do candidato pelo Recife é forte. Foram criados 39 grupos no WhatsApp para cobrir as 13 Zonas Eleitorais do Recife. De segunda a sábado, os apoiadores fazem caminhadas pelas comunidades para levar as propostas do socialista. Algumas vezes, candidatos a vereador se integram ao ato. 

À frente da coordenação dos voluntários, o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio, explica que, diariamente, 14 ônibus saem do comitê no Parnamirim para os atos. Ele tirou férias para se dedicar à missão. Há um sistema de rodízio para garantir a mobilização, explica Muzzio. São pelo menos 30 pessoas por dia em cada localidade distribuindo panfletos e falando das propostas do candidato. A coordenação política da campanha escolhe os bairros. 

“É voluntário mesmo, não tem pressão. Está sendo bastante espontânea a participação”, explicou Muzzio. Semana passada foram impressos 18 modelos de panfletos divididos com propostas por microrregião. A expectativa é percorrer os 96 bairros do município. 

PERFIL

Quanto ao perfil do voluntariado, Muzzio diz que é bem diversificado. “Tem de tudo. Servidor público, gente que não é servidor, o casal, o filho, simpatizantes, tem gente com cargo comissionado, gente que faz parte da gestão e se sente animado”, explicou. 

Quinta passada, Geraldo participou de caminhada na UR-5, no Ibura. Atrás dos apoiadores, carros de som entoavam jingles dos candidatos a vereador e do prefeito. As bandeiras de Geraldo se misturavam a dos postulantes proporcionais. Secretários municipais costumam se revezar nos atos de campanha e levam membros da equipe. 

A comerciante Wilma Ramos, moradora do bairro, disse que estava ali para apoiar o candidato a vereador da localidade, que apoia Geraldo.

“Estamos animadas com a campanha. Tem que ter resistência para aguentar. De dia é no sol, fazendo as visitas, e à noite, fazendo campanha para reeleger nosso prefeito”, contou a agente de saúde Maria Fernandes, 52.

Últimas notícias