ELEIÇÃO

Olinda: candidatos prometem mudança na Avenida Presidente Kennedy

Programas de governo de todos os candidatos prometem a requalificação da via, que foi remodelada na gestão Renildo Calheiros (PCdoB)

Ângela Fernanda Belfort
Cadastrado por
Ângela Fernanda Belfort
Publicado em 21/09/2016 às 13:32
Rádio Jornal
Programas de governo de todos os candidatos prometem a requalificação da via, que foi remodelada na gestão Renildo Calheiros (PCdoB) - FOTO: Rádio Jornal
Leitura:

Os programas dos candidatos de Olinda dizem muito sobre a cidade patrimônio e a situação muitas vezes precárias do município administrado há 16 anos por gestores do PCdoB. Entre as iniciativas citadas nos programas de governo de todos os candidatos estão a requalificação da Avenida Presidente Kennedy, a implantação de centros de lazer e educação para a juventude, implantação de creches, melhorias na educação, no abastecimento de água e ampliação da cobertura de esgoto, entre outros. Esses dois últimos não são funções do município mas são incluídos nos programas porque podem ser alavancados a partir de parceria com o município. 

A falta de saneamento é um dos problemas da cidade que tem uma cobertura apenas de 36% de coleta de esgoto.

Refazer a Presidente Kennedy é uma iniciativa que fez parte dos seis principais candidatos. A atual modificação realizada na via foi da gestão do atual prefeito, Renildo Calheiros (PCdoB), mas a avenida vive alagada, com lixo e também é cenário de muitos acidentes. 

Nos programas são encontradas propostas como a da deputada estadual, Teresa Leitão (PT) que colocou entre as suas prioridades a distribuição de uniformes e material didático de qualidade no começo do ano letivo. 

Já o advogado Antônio Campos (PSB) tem o projeto de implantar um bondinho aéreo ligando a parte baixa do município à Cidade Alta. No próprio programa, ele diz que isso será estudado para ter o “menor impacto possível” no meio ambiente e no patrimônio. 

No programa do médico Guga (PV), ele cita que pretende usar o mar para fazer um transporte de passageiros ligando os bairros olindenses de Rio Doce e Bairro Novo ao Marco Zero, no Recife. 

Outra proposta que chama a atenção é o fato de pelo menos dois candidatos, Guga e Professor Lupércio (SD) dizerem que vão obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabeleceu, em 2000, um teto da receita – que pode ir até a 60% no caso dos municípios – com o gasto com pessoal. 

O ordenamento do trânsito foi citado apenas pelo deputado estadual, Ricardo Costa (PMDB). É um dos problemas que mais aperreiam a vida dos olindenses, inclusive porque qualquer caminhão parado na Rua do Sol (no Bairro do Carmo) provoca grandes engarrafamentos. 

No mais, só dois candidatos (Antônio Campos e Guga) citaram as Parcerias Públicas Privadas (PPPs) como uma forma de conseguir implantar projetos sem a prefeitura estar desembolsando recursos. 

Nenhum dos seis candidatos citou obras de contenção do mar, problema que angustia principalmente os moradores de Bairro Novo. Quando a maré está cheia, o mar joga a areia na Avenida Beira Mar. É válido frisar que há poucos anos, a maré chegava, no máximo, ao calçadão da avenida. 

Atrair um polo de empresas que atuem na área digital para a cidade é citado no programa de Guga e Antônio Campos como um meio de gerar renda para Olinda. Esta é uma atividade considerada ideal para a cidade, segundo especialistas, porque não precisa de grandes áreas. 

A implantação de programas de leitura também foi citada pelos candidatos, como é o caso de Teresa Leitão, Antônio Campos e Guga, que pretendem fazer concursos de texto com alunos da rede municipal.

SAÚDE

Os candidatos Antonio Campos e Teresa Leitão também prometeram implantar uma clínica veterinária pública para os animais domésticos, inclusive com um programa de esterilização de cães e gatos, como propôs também Luciana. Atualmente, só há esse tipo de serviço em clínicas particulares de Olinda.

Últimas notícias