Eleições 2016

Ato do PT no Recife busca defesa para Lula

Ex-presidente, denunciado na Lava Jato, participa de caminhada e comício de apoio a João Paulo

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 22/09/2016 às 6:12
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Ex-presidente, denunciado na Lava Jato, participa de caminhada e comício de apoio a João Paulo - FOTO: Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Leitura:

O ex-presidente Lula chega ao Recife, na tarde desta quinta-feira (22), dois dias após o juiz da Operação Lava Jato, Sergio Moro, aceitar a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), na ação. A caminhada, que sairá do Parque 13 de Maio até a Praça da Independência, seguindo pela Avenida Conde da Boa Vista,  deveria ser um ato em prol da campanha do candidato João Paulo (PT). Mas tem tudo para se tornar um grande “abraço” ao ex-presidente. Há a previsão que o petista siga para Ipojuca após o ato do Recife para reforçar a campanha de Romero Sales (PTB), a convite do senador Armando Monteiro (PTB).

“Esse ato é significativo pela importância dele em Pernambuco e pela campanha de João Paulo e com os efeitos que gera nas outras campanhas na Região Metropolitana e no interior. Evidentemente, diante desses fatos recentes, nós do PT consideramos esse momento como de solidariedade e de denúncia a essa politização de uma investigação”, disse o presidente do PT-PE, Bruno Ribeiro. 

Apesar do momento em que precisa mostrar força, o PT não irá  mobilizar  caravanas. “Estamos apostando num ato muito grande de movimentação espontânea. Estamos com recursos escassos e não podemos mobilizar estrutura de transporte. Faríamos um ato muito maior, com certeza, se pudéssemos trazer muitas pessoas do interior, mas não há recursos para fazer isso. Mas a gente tem certeza, pela reação que estamos sentindo nas pessoas, nas redes sociais, que será um grande ato”, explicou Bruno. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), a campanha de João Paulo arrecadou até o momento R$ 1,17 milhão e declarou como despesas pagas R$ 1,14 milhão.

Candidatos a prefeitos pelo PT da Região Metropolitana e do interior são esperados. A candidata de Olinda  Teresa Leitão  mobilizará militantes da cidade, além de candidatos a vereador para acompanhar o ato. Lula já gravou vídeos para os 24 candidatos a prefeitos do PT em Pernambuco, além de depoimentos para alianças que têm o PT.

A caminhada sairá do Parque 13 de Maio, seguirá pela Rua do Hospício, pega a Avenida Conde da Boa Vista, atravessa a ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes e chega à Praça da Independência, onde haverá um comício. Lula e aliados falarão em cima de um trio elétrico. 

IPOJUCA

Se houver tempo, Lula irá a Ipojuca. A cidade é considerada uma vitrine do partido. “É simbólico, dentro das mudanças que Pernambuco conheceu, os investimentos priorizados por Lula. Ipojuca com a refinaria e a consolidação das outras indústrias foi muito importante”, explicou Bruno.

Últimas notícias