Eleições 2016

Pesquisa IPMN/JC: recifense mais decidido em quem votar para prefeito

Levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau mostra que número de eleitores dispostos a votar branco e nulo caiu

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 29/09/2016 às 0:02
Edmar Melo/Acervo JC Imagem
Levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau mostra que número de eleitores dispostos a votar branco e nulo caiu - FOTO: Edmar Melo/Acervo JC Imagem
Leitura:

O prefeito Geraldo Julio (PSB) vive o “melhor dos mundos” na sua tentativa de ser reeleito para mais quatro anos de mandato no Recife. A menos de uma semana da eleição, o socialista viu a aprovação de sua gestão crescer de acordo com um levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Jornal do Commercio e pelo portal Leia Já.

De acordo com a pesquisa, 59% dos eleitores recifensens aprovam a gestão e 37% desaprovam. Já 4% não responderam ou não souberam responder. No levamento do último fim de semana, 53% dos entrevistados aprovavam a gestão socialista no Recife, 41% desaprovavam e 7% não souberam responder ou não responderam. “Um prefeito bem avaliado dificilmente não é reeleito”, já advertiu Adriano Oliveira, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador da pesquisa.

Em dados mais detalhados, Geraldo Julio também tem o que comemorar de uma pesquisa para outra. Para 8% dos recifenses, a gestão socialista é ótima. Trinta e um por cento avaliam o governo municipal como bom, 37% como regular, 12% como ruim e 11% como péssimo. Já 2% não souberam responder ou não responderam. Os números são mais favoráveis ao prefeito do que no levantamento do último fim de semana ainda que dentro da margem de erro.

LEIA MAIS:

Pesquisa IPMN/JC: Geraldo mais perto de vencer no primeiro turno

Pesquisa IPMN/JC: Lula não ajuda e João Paulo se mantém estável

Acompanha a cobertura das eleições 2016 feita pelo SJCC

Confira o especial A História das Eleições no Recife

Mais uma vez, a pesquisa IPMN/JC comprovou que o marketing da campanha de Geraldo Julio acertou ao colocar o prefeito para citar a crise econômica como justificativa para não ter cumprido algumas promessas de campanha. Em 2012, o então desconhecido candidato socialista prometeu construir cinco unidades do Compaz, mas efetivamente apenas uma saiu do papel. A reforma do ginásio de Esportes Geraldão também não foi concluída e outras obras seguem apenas como propostas.

Nada disso, no entanto, parece ser um obstáculo para reeleger Geraldo Julio. De acordo com a pesquisa IPMN/JC, 90% dos recifenses creem que o Brasil passa por uma crise econômica e apenas 10% não assimilam essa teoria. A maioria (69%) acredita que a crise interfere negativamente na administração Geraldo Julio e 30% não fazem relação dos obstáculos financeiros do País com a gestão municipal. Já 2% não responderam ou não souberam responder.

O voto de confiança da maioria dos eleitores também podem ser verificados por outros aspectos da pesquisa IPMN/JC. Para a maioria das pessoas entrevistadas (39%), o socialista é o político que tem melhores condições de construir um futuro melhor para a população da cidade.

Em seguida, aparecem João Paulo (PT), com 25%, Daniel Coelho (PSDB), com 15%, Priscila Krause (DEM), com 2% e Edilson Silva (PSOL), com 1%. Carlos Augusto Costa (PV), Pantelão (PCO) e Simone Fontana (PSTU) têm 0%. Para 13% das pessoas ouvidas, nenhum desses oito candidatos a prefeito do Recife representa a construção de um futuro melhor para a capital e 5% não responderam ou não souberam responder.

INTERESSE

A campanha eleitoral chega ao fim sem ter despertado o interesse dos eleitores recifenses. A maioria das pessoas entrevistadas (55%) não está interessada na disputa e 45% têm interesse. O levantamento indica que 76% dos eleitores não vão pedir votos para os candidatos a prefeito e 24% irão pedir. Pro sua vez, 74% não pretendem pedir votos para os candidatos a vereador e 26% devem pedir.

O guia eleitoral segue até hoje e deve captar a atenção de 53% dos eleitores. Já 47% afirmaram que não pretendem ouvir ou assistir ao guia eleitoral de prefeito.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA

Essa quarta rodada de pesquisa IPMN/JC foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro (terça e quarta-feira) e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número PE-PE-04817/2016. No total, houve 816 entrevistas com moradores do Recife maiores de 16 anos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Ainda não escolheu candidato? Ouça abaixo sabatinas com candidatos a prefeito do Recife na Rádio Jornal para ajudar na sua decisão:

Geraldo Julio (PSB)

João Paulo (PT)

Daniel Coelho (PSDB)

Priscila Krause (DEM)

Edilson Silva (Psol)

Carlos Augusto Costa (PV)

Simone Fontena (PSTU)

Pantaleão (PCO)

Últimas notícias