eleições 2016

Priscila Krause termina eleição na luta contra o voto útil

Opção de renovação do DEM, Priscila Krause foi atrapalhada pela falta de estrutura e debates

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 02/10/2016 às 6:30
Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
Opção de renovação do DEM, Priscila Krause foi atrapalhada pela falta de estrutura e debates - FOTO: Foto: Cecília Sá Pereira/divulgação
Leitura:

Apontada como uma opção promissora de renovação do Democratas, a deputada estadual Priscila Krause termina a campanha para a Prefeitura do Recife com o desafio de atingir um desempenho melhor que o de Mendonça Filho, que teve apenas 2,5% dos votos em 2012. De acordo com a última pesquisa do Instituto Maurício de Nassau (IPMN), a democrata tem 2,8% das intenções de voto, apesar do longo histórico de gestões do PFL no comando da cidade.

“A gente fez a campanha exatamente como a gente queria, obedecendo os princípios que eu me impus ao entrar na vida pública. E a gente não desviou em momento nenhum dessa estratégia. Eu já disse mais de uma vez que na minha vida não vou fazer um vale tudo”, afirma a candidata. “Independente de resultados ou tendências adversas que se colocaram, daquilo o que eu acho que é o respeito ao eleitor: apresentar propostas, fazer o binômio da crítica junto com a solução”, ressalta ainda.

Vários empecilhos de estrutura atrapalharam Priscila na corrida municipal. No guia eleitoral, ela tinha apenas 37 segundos. Entre os principais candidatos, foi a que teve a menor arrecadação. Os R$ 788 mil levantados pela candidata, na maior parte pagos pelo próprio DEM, representam um terço do caixa de campanha do prefeito Geraldo Julio (PSB) e do deputado federal Daniel Coelho (PSDB), por exemplo.

No time de Priscila, há outras leituras para explicar o baixo desempenho. Uma delas é a falta de debates na TV, instrumento que a candidata esperava usar para reverter votos. O único embate entre os postulantes ocorreu a três dias da votação.

COBERTURA

>> Especial de notícidas das eleições do SJCC

MINUTO A MINUTO

>> Acompanha em tempo real as últimas notícias sobre eleições

ANÁLISES

>> Blog Pinga-Fogo [GIOVANNI SANDES]

ESPECIAL

>> A História das Eleições no Recife

Fato é que o voto útil minou as perspectivas de Priscila. O eleitor dela, antipetista, que se mostrou promissor nas primeiras pesquisas, migrou para Geraldo na tentativa de derrotar o ex-prefeito João Paulo (PT). “A gente está tentando reverter esse processo”, admite a democrata. “No primeiro turno você vota a favor do que ele acredita, você não vota contra alguma coisa", faz questão de lembrar.

Últimas notícias