Eleições 2016

Raquel fala de violência em Caruaru e pede revisão do Pacto pela Vida

Raquel Lyra, candidato à prefeitura pelo PSDB, diz que hoje moradores de Caruaru vivem em toque de recolher

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 06/10/2016 às 12:33
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Raquel Lyra, candidato à prefeitura pelo PSDB, diz que hoje moradores de Caruaru vivem em toque de recolher - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

A deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) esteve nesta quinta-feira no Sistema do Jornal do Commercio de Comunicação para participar do programa Resenha Política, coordenado pelo NE10, e disse é preciso reduzir os índices de violência na cidade. Integrante do PSB, partido do governador Paulo Câmara, até pouco tempo atrás, ela elogiou o Pacto pela Vida, mas declarou que é preciso haver mudanças no programa.

>> Governo Paulo Câmara muda comando da segurança pública: cai Alessandro Carvalho, titular da SDS

"As pessoas em Caruaru estão com medo de sair de casa. Tem toque de recolher, não tem iluminação. Às cinco da tarde as pessoas se recolhem e ficam em casa esperando os parentes chegarem. Isso tem mudado a rotina e a forma de viver do caruaruense. A gente sabe que não tem uma solução única. Precisa de uma integração forta da guarda municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil. A gente vai fazer o Juntos pela Segurança, chamar a a responsabilidade no trato com a segurança e buscar as lideranças comunitárias e a sociedade civil organizada", afirmou.

Sobre o Pacto pela Vida, Raquel Lyra foi crítica em relação ao atual estágio do programa.

"Participei do início da construção do Pacto pela Vida. Houve uma grande evolução em Pernambuco das integrações operacionais, mas o que penso é que o Pacto pela Vida precisava ter se reiventado, ter re-análises que talvez não tenham sido feitas. Não só da ampliação de efetivo, mas poder integrar mais quem faz parte dos órgãos operativos, a Polícia Militar, a Polícia Civil, dar mais empoderamento a cada uma delas. A violência está crescendo no Estado. A gente tem um momento de crise econômica, embora não tenha estudo que mostra a relação direta, parece que isso acontece em todo lugar, mas em Pernambuco, especificamente, a gente precisa sim fazer novos diagnósticos e não estar fazendo somente o que é paliativo e pontual, como reposição de viaturas e aumento de efetivo. Isso precisa ser feito mais profundamente porque não existe solução fácil para problema difícil", enfatizou. 

Para Raquel, a violência não se combate apenas com ações repressivas. 

"Esse enfrentamento não é só de represessão, mas de políticas sociais. Construir a praça, a creche e permitir que a gente quebre esse círculo a médio e longo prazo", defendeu. 

APOIOS

Raquel Lyra chegou ao segundo turno da eleição em Caruaru contra o deputado estadual Tony Gel (PMDB). Ela recebeu o apoio do senador Armando Monteiro (PTB), que é adversário de Paulo Câmara. No entanto, a parlamentar garantiu que não fechou as portas para o Palácio do Campo das Princesas e vai conversar com o governador sobre um possível apoio nas eleições.

Esta semana, Raquel Lyra ganhou o apoio do prefeito José Queiroz (PDT) e do seu grupo político. Ela espera ampliar ainda mais o palanque.

"A nossa discussão em Caruaru é o presente e o futuro contra o passado. O que a gente está buscando são os apoios de quem quer estar junto com a gente para construir a Caruaru do futuro. Estamos abertos para receber os apoios sem enxegar acordos partidários. Estamos conversando com a aliança formada pelo PT. Ainda que os lideres não venham que a gente tenha o contato direto com o eleitor", finalizou.

Últimas notícias