Dez dias depois de assinar a ordem de serviço para a requalificação da Avenida Rio Branco, o governo do Estado fez ontem um novo gesto à Prefeitura do Recife ao assinar uma nova ordem de serviço, desta vez para a implantação do primeiro trecho do Eixo Cicloviário Estruturador. A obra, que vai implantar uma ciclorrota entre o Marco Zero e a Fábrica Tacaruna, terá recursos de R$ 2,4 milhões do governo, adquiridos através de uma operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Prodetur.
De acordo com o Plano Diretor Cicloviário, que prevê a implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, as prefeituras seriam responsáveis por trechos que correspondem às redes complementares. A Prefeitura do Recife tem, de acordo com o projeto, 164 quilômetros da rede. Nesse montante, estão incluídos trechos assumidos pelo Estado na ordem de serviço assinada ontem, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. São eles: Praça da República, Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti e o trecho da Avenida Agamenon Magalhães até o limite com Olinda.
Já a Rio Branco, a prefeitura anunciou a obra em fevereiro de 2014 mas não teve recursos para implementar. No dia 11 deste mês, o governo anunciou a requalificação com a mesma fonte de recursos - empréstimo do BID via Prodetur. Na via, serão implementados R$ 4,5 milhões. A Rio Branco está fechada para o tráfego de veículos desde o carnaval de 2014. A promessa da prefeitura era criar um grande passeio na via, com piso igual à Praça do Marco Zero e quiosques de alimentação. Tudo que foi feito pela gestão foi a pintura do asfalto em cores diversas. O espaço é uma das principais vitrines socialistas, onde ocorre parte das atividades do evento Recife Antigo de Coração, no último domingo de cada mês.
CONTRATOS PRONTOS
O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que as agendas não estão ligadas às necessidades do aliado Geraldo Julio (PSB), que concorre à reeleição. “Não vou por causa do cronograma eleitoral ficar segurando ordem de serviço. Nós demos a ordem de serviço da requalificação da Rio Branco e demos hoje (sexta, 21) da ciclovia porque a licitação ficou pronta, o contrato ficou pronto. Eu não vou ficar esperando, diante de um momento como esse, de dar anúncio a obras onde o dinheiro já está garantido e a gente precisa gerar emprego e renda. Eu estou cumprindo meu papel como governador e vou continuar fazendo isso em todo o Estado”, disse.