Dois atos em protesto contra as alterações nas Medidas Contra a Corrupção, votadas pela Câmara na madrugada de ontem, estão marcados no Recife neste final de semana. No sábado, o grupo recém-criado Somos mais Brasil, liderado pelo ex-candidato a vereador e ex-líder do Vem Pra Rua Gustavo Gesteira, quer levar à praia de Boa Viagem a lista com os deputados que votaram contra e a favor das alterações. No domingo, o Vem Pra Rua realiza uma caminhada também na Avenida Boa Viagem, saindo da padaria e seguindo até o Segundo Jardim. O Vem pra Rua afirma que acontecerão atos em 110 cidades do País, além de outras no exterior, como Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), e Springfield (EUA).
“A indignação do público está muito grande. Estão invertendo os valores. O corrupto é o quem vai julgar o juiz. As medidas eram um avanço, mas a votação de ontem distorceu tudo. Se transformou em favor dos corruptos”, disse uma das coordenadoras do Vem pra Rua no Recife, Maria Dulce Sampaio. Ela não citou a expectativa de público, mas assegurou que o ato está tendo uma “boa aceitação”.
MUDANÇA
Inicialmente, a manifestação seria contra a tentativa velada de anistiar crimes passados, ideia abandonada pela cúpula do Congresso e do governo de Michel Temer após a repercussão negativa. A mudança do foco foi feita depois que a Câmara aprovou uma versão desfigurada do pacote anticorrupção proposto pelo Ministério Público Federal.
“Será um ato simbólico para levar à população o posicionamento da bancada pernambucana”, disse Gesteira. O novo grupo do qual participa levanta bandeiras como defesa da democracia, ética na política, mais participação das pessoas na política e renovação na política. Segundo Gesteira, sua saída do Vem pra Rua ocorreu em maio, quando decidiu ser candidato a vereador do Recife pelo DEM. O advogado não foi eleito.