TCE

Marcos Loreto toma posse como presidente do TCE-PE

O conselheiro assume pela segunda vez presidência do TCE-PE. Marcos Loreto atuou em diversos cargos na instituição e também no Poder Executivo

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 10/01/2018 às 11:42
Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
O conselheiro assume pela segunda vez presidência do TCE-PE. Marcos Loreto atuou em diversos cargos na instituição e também no Poder Executivo - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 13h51

O novo presidente eleito do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Marcos Loreto, tomou posse nesta quarta-feira (10) pela manhã na sede da instituição, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Está é a segunda vez que ele assume a presidência da instituição. Já exerceu os cargos de presidente da Primeira e Segunda Câmara, vice-presidente, ouvidor, corregedor e diretor da Escola de Contas Públicas. 

"É uma satisfação muito grande e uma responsabilidade enorme no qual os órgãos de controle estão sendo agora colocados em cheque por problemas de corrupção que já no país. A nossa prioridade desde o início vem sendo colocar o Tribunal de Contas como protagonista nesse combate à corrupção e é esse o nosso propósito e com certeza vamos conseguir", garantiu o novo presidente. 

Para Marcos Loreto, a responsabilidade como presidente da instituição é ainda maior neste ano de eleições. Por isso, ele pretende aumentar a fiscalização no estado. "Nós vamos colocar mais auditores in loco visitando os municípios e com isso inibe e coibe as pessoas que porventura estejam pensando em fazer o mal feito", contou. 

Em seu discurso, Marcos Loreto destacou o papel de entidades como o TCE para contribuir com a eficácia da gestão executiva. Uma das suas prioridades na gestão será o combate à corrupção e na integração entre os órgãos de controle. "No TCE, a vida pública se dá em torno da fiscalização da aplicação da verba pública para que ela possa, de fato, diminuir desigualdades, promovendo a saúde, segurança, educação, emprego e renda. Sentimo-nos envolvidos nesta missão", afirmou. 

O novo presidente acumula também experiência no Poder Executivo. Exerceu o cargo de assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia no ano de 2004, quando a pasta era comandada pelo ex-governador Eduardo Campos e atuou como chefe de gabinete do Governo do Estado em 2007, no governo de Eduardo. "A vida pública me deu bagagem preciosa, que estendeu meu olhar e fortaleceu minhas convicções", disse Marcos Loreto. 

Presentes

Estiveram presentes na cerimônia de posse o governador Paulo Câmara (PSB); o vice-governador Raul Henry (PMDB); o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB); o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB); o chefe de gabinete do Governo do Estado, João Campos (PSB); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Guilherme Uchôa; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Preuss Duarte; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Leopoldo Raposo; a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos; deputados estaduais, secretários e outras autoridades do Poder Judiciário. 

Últimas notícias