Ofício

Paulo Câmara pede a intercessão de Temer em relação ao Reassentamento de Itaparica

Governador enviou ofício hoje ao presidente da República, pedindo que decisão da Codevasf seja revista

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 06/07/2018 às 12:59
Foto: Roberto Pereira
Governador enviou ofício hoje ao presidente da República, pedindo que decisão da Codevasf seja revista - FOTO: Foto: Roberto Pereira
Leitura:

Após a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) decidir transferir a operação e manutenção dos perímetros irrigados do Reassentamento do Sistema Irrigado de Itaparica, o Palácio do Campo das Princesas divulgou, nesta sexta-feira (6), que o governador Paulo Câmara (PSB) enviou ofício ao presidente Michel Temer (MDB) alertando o Governo Federal sobre o fato.

O reassentamento em questão recebeu milhares de famílias de produtores rurais que foram deslocados das suas terras devido à inundação causada pelo reservatório da Hidrelétrica de Itaparica. O fato foi formalizado em 1986, através de acordo entre as famílias e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), durante movimento de ocupação do canteiro das obras da barragem.

No documento enviado hoje a Brasília, Paulo afirma que os reassentados foram informados que a Codevasf para os irrigantes a operação e manutenção dos perímetros irrigados. "É fundamental que o presidente esteja consciente do problema social que essa decisão vai causar para milhares de famílias, que tiram seu sustento das atividades no Reassentamento", disse o governador.

Entre as informações repassadas a Temer, Paulo acrescentou que o contrato da empresa responsável pela operação do abastecimento do período irrigado foi suspenso pela Codevasf no último dia 29 e que a Celpe cortou a energia elétrica que era usada para garantir o funcionamento das estações de bombeamento. O motivo seria uma dívida de quase R$ 8 milhões que a Codevasf acumula com a companhia.

PEDIDO DE "INTERCESSÃO E APOIO"

"Por tudo isso, senhor presidente, ante esse quadro de extrema gravidade - e considerando que estamos diante de um contingente de 30 mil famílias que dependem, direta ou indiretamente, do Sistema Irrigado de Itaparica - venho encarecer a intercessão e o apoio de vossa excelência, com vistas ao equacionamento dessa situação e ao restabelecimento das condições de trabalho e sobrevivência de nossa gente, pelo que - desde já - lhe apresento meus melhores agradecimentos", diz trecho do ofício assinado pelo socialista.

Últimas notícias