Garanhuns

Paulo Câmara sobre peça trans no FIG 2018: 'Não queremos polêmica'

Governador de Pernambuco falou sobre a exclusão do espetáculo 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' da programação oficial do Festival

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/07/2018 às 20:27
Foto: Aluisio Moreira/SEI
Governador de Pernambuco falou sobre a exclusão do espetáculo 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' da programação oficial do Festival - FOTO: Foto: Aluisio Moreira/SEI
Leitura:

O Governador de Pernambuco Paulo Câmara esteve na tarde desta quinta-feira (5) na cidade de Garanhuns, Agreste do Estado, para a inauguração de uma Escola Técnica Estadual. Após a cerimônia, a autoridade falou com a imprensa local sobre a polêmica da exclusão do espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu da programação oficial da edição 2018 do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que este ano, vem com o tema "Liberdade". A peça, protagonizada por uma atriz trans, teria sido retirada pelo Governo a pedido do "grande público".

Para Paulo Câmara, a montagem provocaria "polêmica", por isso decidiram pela retirada. "As atrações são escolhidas por uma curadoria, pessoas externas ao Governo, inclusive para não ter influência do Governo. Infelizmente, houve essa polêmica dessa peça. O Festival não é para ter polêmica. Pelo contrário, é um Festival para ter unidade, para ter harmonia, para as pessoas virem satisfeitas, virem brincar, conhecer nossa cultura seja na dança, no teatro, na música. Ao ver essa polêmica é nosso dever também resolver. Não queremos polêmica no Festival de Inverno de Garanhuns, queremos unidade e harmonia. E a gente vai ter, com certeza, um bonito festival", afirmou o Governador.

De acordo com informações do blog Terceiro Ato, no monólogo, a atriz trans Renata Carvalho conjectura como seria se Jesus voltasse à terra como uma travesti. A partir desse mote, ela busca abrir o diálogo sobre as vivências das pessoas trans e combater a exclusão social de seus corpos.

ALTERNATIVA

Mesmo com a retirada da programação oficial da peça, vários artistas se mobilizaram e em menos de 30 horas arrecadaram mais de R$ 6 mil através de financiamento coletivo, garantindo a apresentação do espetáculo de forma independente.

Últimas notícias