Secretariado

Paulo Câmara anuncia nomes que formarão secretariado em 2º mandato

Ao todo, o governo do Estado contará com mais de 20 secretárias

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 28/12/2018 às 19:04
Foto: JC Imagem
Ao todo, o governo do Estado contará com mais de 20 secretárias - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

A menos de quatro dias para o fim de 2018, o governador reeleito Paulo Câmara (PSB) anunciou na noite desta sexta-feira (28) os nomes que formarão o novo secretariado da sua segunda gestão, que iniciará no próximo dia 1°. Houveram mudanças de titulares em 17 secretarias, além de quatro órgãos da estrutura de apoio ao governo do socialista.

O novo secretariado terá a marca do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Um dos principais auxiliares do prefeito, o secretário municipal de Planejamento e Gestão de Pessoas, Alexandre Rebelo, comandará a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco. A pasta é uma das principais Estado que concentra funções de gestão fiscal e coordena programas como o Pacto Pela Vida. À frente da gestão dos Compaz da prefeitura, o jornalista Eduardo Machado passará a assumir a Secretaria de Imprensa.

O secretário de Governo do Recife, Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, também foi um dos nomes que irá compor a nova equipe de Paulo. Guedes ficará com a pasta que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Social. 

Ao todo, apenas cinco secretários foram mantidos: Antônio Carlos Figueira, na Assessoria Especial; Antônio de Pádua, na Secretaria de Defesa Social; Frederico Amâncio, na Secretaria de Educação; Pedro Eurico, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos; e Sílvia Cordeiro, na Secretaria da Mulher. Em todas as outras pastas, houve substituição de titulares. 

A partir de 2019 deixarão os cargos: André Campos (Casa Civil); Ruy Bezerra de Oliveira Filho (Controladoria Geral do Estado); Marcelo Barros (Fazenda); Francisco Antônio Souza Papaléo (Cidades); Marília Lins (Administração); Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária); Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Inovação); Antonieta Trindade (Cultura); Antônio Mário (Desenvolvimento Econômico); Clóves Benevides (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Bruno Lisboa (Habitação); Ennio Benning (Imprensa); Carlos André Cavalcanti (Meio Ambiente e Sustentabilidade); Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação); Marcos Baptista (Planejamento e Gestão); José Iran Costa Júnior (Saúde); Antônio Ferreira Cavalcanti Júnior (Transportes); e por fim, Márcio Stefanni (Turismo, Esportes e Lazer).

Também serão substituídos para a próxima gestão: Coronel Eduardo Pereira (Casa Militar); Renato Thièbaut (Gabinete de Projetos Estratégicos); José Neto (Gabinete do governador); Antônio César Caúla Reis (Procuradoria Geral do Estado).

Influência 

Geraldo Julio é um dos principais aliados do governador e atuou na coordenação da campanha de 2018. Na véspera de Natal, ele e o governador inauguraram um conjunto residencial com 36 moradias em Campo Grande, na Zona Norte do Recife. A nova configuração do secretário estadual reposiciona quadros centrais do PSB para as eleições de 2020 e 2022.

"Ouvi secretários que podem vir da Prefeitura do Recife, muitos eram secretários do Estado também, trabalharam conosco. Tem muita gente do Estado na prefeitura, vamos buscar trazer os melhores para o momento e nas suas respectivas pastas dar conta do recado, devem atender melhor o cidadão, servir e gerar emprego", destacou Paulo Câmara. 

Confira abaixo os novos secretários do governo:

Secretário da Casa Civil: Nilton da Mota Silveira Filho

Chefia de Gabinete - Milton Coelho

Secretário de Planejamento e Gestão - Alexandre Rebêlo 

Secretário de Desenvolvimento urbano - Marcelo Bruto 

Secretário de Desenvolvimento  Econômico  - Bruno Schwambach

Secretário da Fazenda - Décio Padilha 

Secretário da Saúde - André Longo 

Secretária da Infraestrutura - Fernandha Batista 

Secretário do Meio Ambiente - Antônio Bertotti 

Secretário de Desenvolvimento Social - Sileno Guedes 

Secretário de Administração - José Francisco Cavalcanti Neto 

Casa Militar - Coronel Carlos José Viana Nunes 

Projetos Estratégicos - Renato Thièbaut

Assessoria Especial - Antonio Carlos Figueira

Secretario da Defesa Social - Antônio de Pádua 

Secretario da Educação - Frederico Amâncio 

Secretario de Justiça e Direitos Humanos - Pedro Eurico 

Secretário de Micro e Pequena Empresa e Qualificação e Trabalho - Alberes Lopes 

Secretária da Mulher - Sílvia Cordeiro 

Secretário de Desenvolvimento Agrário - Dilson Peixoto

Secretário de Ciência, tecnologia e Inovação - Aluisio Lessa 

Controladoria Geral do Estado -  Érika Gomes Lacet

Secretário de Cultura - Gilberto Freyre Neto 

Secretário de Turismo - Rodrigo Novaes

Procuradoria Geral do Estado - Ernani Medicis

Secretário de Prevenção às Drogas - Cloves Benevides

Secretário de Imprensa - Eduardo Machado 

REFORMA ADMINISTRATIVA

Na última sexta-feira (21), o governador encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de reforma administrativa do governo. Ela criou a pasta de Políticas de Prevenção às Drogas, incorporou as de Infraestrutura e Recursos Hídricos; de Educação e Esportes; e de Desenvolvimento Urbano (uma junção de Cidades e Habitação). Para adequar ao PT, também alterou o nome da Secretaria de Agricultura para Desenvolvimento Agrário. Ao todo, o governo do Estado continuará tendo 22 secretarias.

"Buscamos focar naquilo que entendemos que precisa dar celeridade. Quando a gente cria uma pasta de prevenção do uso de drogas é para dar foco. Hoje, 70% da violência está relacionada às drogas, vamos tentar ter política social para dar condições e caminhos que não envolvam violência, nem uso de drogas. Queremos terminar as obras que a crise não deixou, por isso criamos a Secretaria de Infraestrutura e Habitação, criamos a de Desenvolvimento Urbano, porque o crescimento das cidades está muito rápido, a gente precisa ter serviços públicos que estejam conectados, o transporte público com mobilidade com tudo que envolva as cidades, tudo é o foco de melhorar o serviço oferecido à população", disse o governador.

 

Últimas notícias