SENADOR

Humberto Costa chama ministro de 'idiota' após fala sobre Chico Mendes

'Que diferença faz quem é Chico Mendes?', disse Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 12/02/2019 às 15:21
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
'Que diferença faz quem é Chico Mendes?', disse Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente - FOTO: Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Leitura:

Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) criticou, nesta terça-feira (12), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que desdenhou da história do seringueiro e ativista Chico Mendes durante sua participação no programa Roda Viva dessa segunda-feira (11). "Quem é esse idiota do ministro Ricardo Salles para criticar Chico Mendes?", questionou o petista.

Questionado na noite de segunda-feira (11) no programa Roda Viva sobre sua opinião em relação ao líder seringueiro morto em 1988, Salles afirmou: "Que diferença faz quem é Chico Mendes neste momento?". O chefe da pasta do Meio Ambiente disse que, na verdade, desconhece a história de Chico Mendes e que tão somente ouve relatos díspares sobre sua vida. "Do lado dos ambientalistas, mais ligados à esquerda, há um enaltecimento do Chico Mendes. As pessoas que são do agro, que são da região dizem que o Chico Mendes não era isso que é contado", continuou Salles. "O fato é que é irrelevante", emendou.

Para Humberto, a luta do seringueiro na Amazônia foi reconhecida mundialmente e não pode ser queimada por um ministro que faz "joguete nas mãos do agronegócio, junto com a bancada ruralista". As declarações de Humberto aconteceram no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos.

“Você tem um sujeito como esse Ricardo Salles, responsável pelas políticas do país em relação ao meio ambiente, que vem dizer que desconhece Chico Mendes. Meçam os dois pela régua da política, das lutas, da história. Chico Mendes não caberá lá. É um gigante. Já esse tal de Salles não poderá ser medido. Só pode ser visto em microscópio”, declarou o senador.

Críticas ao ministro

Políticos criticaram a fala de Ricardo Salles e saíram em defesa de Chico Mendes. A ex-ministra do Meio Ambiente e líder da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, disse que Salles "não é ambientalista e é desinformado" e criticou a "ignorância do ministro".

A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) também se manifestou. "Chico Mendes foi trabalhador, ativista, líder social, seringueiro, parlamentar, perseguido político, exemplo de luta. Deu sua vida pelo meio ambiente e foi covardemente assassinado pelo sistema. Respeite Chico Mendes, ministro", escreveu a parlamentar no Twitter.

Outras personalidades também comentaram o assunto:

Últimas notícias