Luto

Parentes e amigos se despedem do conselheiro do TCE João Campos

Conselheiro do TCE morreu de infarto fulminante na véspera de completar 50 anos. Ele foi sepultado no Morada da Paz

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 22/06/2019 às 22:07
Foto: Heudes Regis/Secretaria de Imprensa de PE
Conselheiro do TCE morreu de infarto fulminante na véspera de completar 50 anos. Ele foi sepultado no Morada da Paz - FOTO: Foto: Heudes Regis/Secretaria de Imprensa de PE
Leitura:

Familiares, parentes, amigos, políticos e colegas do meio jurídico deram adeus ontem ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) João Henrique Carneiro Campos. Ele estava em Gravatá, onde ia festejar hoje seu aniversário de 50 anos, quando teve um infarto fulminante. Pessoas próximas contaram que ele acordou cedo, tomou café, recebeu carinho da esposa Rosana e voltou a deitar. Quando foram chamá-lo estava morto. O velório e o sepultamento aconteceram ontem mesmo no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, porque a família não quis fazer o enterro no dia do aniversário de João Campos. A morte precoce chocou a todos. O governo do Estado decretou luto oficial de três dias pela morte do conselheiro.

João Campos foi empossado conselheiro do TCE em 2011. Antes disso foi desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) nos biênios de 2005 a 2007 e de 2008 a 2009. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1994, o conselheiro fez parte do escritório de advocacia Professor José Meira e do departamento jurídico do Banorte quando ainda era estudante. Depois integrou o escritório Campos Advogados S/C Ltda. e foi diretor jurídico da Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco (Fiam). O conselheiro deixa a viúva Rosana Mousinho Wanderley Campos, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico-Legislativo ao Governador, e os filhos Luiza, João Pedro e José Henrique.

Os familiares e amigos mais próximos estavam muito emocionados. A ex-primeira dama Renata Campos foi uma das primeiras a chegar ao velório, que começou por volta das 18h, junto com os filhos. Filho do escritor Renato Carneiro Campos, irmão de Maximiniano Campos, o conselheiro era primo legítimo do ex-governador Eduardo Campos. O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Campos, que é sobrinha do conselheiro, voltaram de Gravatá para acompanhar o enterro. Amigo pessoal de João Carneiro Campos, o prefeito Geraldo Julio chorou bastante.
A quantidade de coroas de flores dava uma ideia de como o conselheiro era querido. Uma delas era da diretoria do Náutico, clube do coração de João Campos e do qual também era conselheiro. Muitos amigos, que estavam em Gravatá para prestigiar o aniversário dele, voltaram para participar da despedida.

REPERCUSSÃO

O governador Paulo Câmara lamentou o falecimento em seu Instagram: “Expresso aqui, com extremo pesar, minha dor pelo falecimento do amigo e conselheiro do TCE João Carneiro Campos. Um profissional dedicado, jurista de renome e, acima de tudo, um grande ser humano. Toda a minha solidariedade e carinho a sua esposa Rosana e aos filhos João Pedro, José Henrique e Luiza.”

O presidente do TCE, Marcos Loreto, foi o primeiro a enviar nota de pesar pela morte do amigo e colega de instituição. “É com profundo e imenso pesar que comunicamos o falecimento do conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco João Henrique Carneiro Campos. A notícia deixa a todos nós, que fazemos o TCE, extremamente consternados. À família, nossos mais sinceros pêsames”.

Pontualmente às 21h, o corpo de João Campos foi sepultado no Morada da Paz, sob os aplausos dos que foram carinhosamente se despedir dele.

 

Últimas notícias