Protesto

Manifestantes realizam ato no Recife a favor da educação e contra a Previdência

Grupo seguiu pela Rua João Lira, Rua do Hospício, Avenida Conde da Boa Vista e Ponte Duarte Coelho até a Praça da Independência

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/08/2019 às 16:09
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Entidades estudantis e centrais sindicais reuniram-se, na tarde desta terça-feira (13), no Centro do Recife, em um ato contra a reforma da Previdência, o programa Future-se e em Defesa da Educação. A manifestação seguiu pela Rua João Lira, Rua do Hospício, Avenida Conde da Boa Vista e Ponte Duarte Coelho até a Praça da Independência, local onde terminou o ato.

"A gente está defendendo uma coisa que não precisaria estar defendendo, que é o direito à educação, que a gente só tinha a avançar. Agora não. Nós sofremos um retrocesso, vem sofrendo cortes e cortes, contingenciamentos, desrespeito, uma narrativa totalmente contrária, agressiva, a quem produz ciência, a quem produz conhecimento. Esse tipo de manifestação passa a ser totalmente essencial nesse contexto", afirmou Isabelle Meunier, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe).

A organização não informou números de pessoas que participou do protesto. Durante a concentração, no trio elétrico, foram anunciados os nomes dos deputados federais que votaram a favor da reforma da Previdência.

Para Manuella Mirella, 23, da UNE Pernambuco, o governo criou um problema e está vendendo a solução. "O Future-se não resolve o problema da educação, pelo contrário, visa privatizar a educação e excluir o povo da universidade. A gente quer falar para os estudantes que essa solução desse projeto não é a que a gente quer. Queremos o dinheiro da educação hoje. O governo criou o problema e está vendendo a solução e é muito cara essa solução. Não cabe no bolso do trabalhador brasileiro", disse.

Em seu discurso no trio elétrico, o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, relembrou as manifestações políticas do dia no Estado. "Tivemos mobilização em mais de dez Cidades do interior. Aqui na Região Metropolitana nós tivemos atividade no Cabo de Santo Agostinho, aqui em Recife as duas universidades federais fizeram atividades", enumerou.

O ato convocado nacionalmente pela UNE também contou com a presença de parlamentares, como foi o caso dos deputados estaduais Ducicleide Amorim (PT), Teresa Leitão (PT) e Isaltino Nascimento (PSB). A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), também esteve presente. 

Future-se

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no último dia 17 de julho um plano que prevê um aporte de R$ 102,6 bilhões para as universidades federais, menos da metade do recurso (R$ 50 bilhões) vindos do orçamento público. A principal aposta do programa, batizado de "Future-se", é a formação de um funding que envolve o patrimônio da União, fundos constitucionais, leis de incentivos fiscais, recursos de cultura (Lei Rouanet) e até fundo de investimento imobiliário.

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
A manifestação é em defesa da educação - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O ato acontece em frente ao Ginásio Pernambucano - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O ato vai percorrer vias do Centro do Recife - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Últimas notícias