MEMÓRIA

Missa celebra memória de Eduardo Campos e de Miguel Arraes

Ambos num 13 de agosto. Eduardo há cinco anos e Miguel Arraes, há 14 anos

Ângela Fernanda Belfort
Cadastrado por
Ângela Fernanda Belfort
Publicado em 13/08/2019 às 22:49
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Ambos num 13 de agosto. Eduardo há cinco anos e Miguel Arraes, há 14 anos - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O governador Paulo Câmara (PSB) disse, na noite desta terça-feira (13), que “o Brasil anda num momento tão difícil com discussões tão pequenas e tantos desafios a serem encarados. Temos que trabalhar muito para diminuir a desigualdade e melhorar a qualidade de vida da população. Para fazer isso, é preciso de unidade nacional. Eduardo [CAMPOS] faz falta porque ajudaria muito a formar essa unidade nacional que a gente está precisando hoje”. Ele estava se referindo à polarização na política brasileira e o depoimento ocorreu depois de uma missa realizada na Matriz de Casa Forte em memória de Eduardo Campos, falecido há cinco anos; e de Miguel Arraes, morto há 14 anos. Ambos faleceram no mesmo dia.

“Saudade” foi a palavra mais citada por Paulo Câmara assim como pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). “É uma noite para celebrar o legado, os ensinamentos, e referência que Eduardo representa. Celebrar a saudade do futuro, uma expressão que ele usava para mostrar que acreditava num mundo melhor”, comentou Geraldo Julio.

LEIA MAIS:
> Há cinco anos Eduardo Campos lançava candidatura para presidente

> Reportagem especial: Adeus a Eduardo Campos

Durante a missa, Pedro Campos lembrou que o seu bisavô, o ex-governador Miguel Arraes, dizia que a sua consciência política surgiu depois de ver a fome e a sede provocada pela seca de 1932. “Temos muitas secas que precisamos ver. As secas da falta de compaixão, da fome, da desigualdade. Esse é um motivo para seguir em frente e imagino que era isso que Eduardo queria que a gente fizesse”. Ele foi muito aplaudido pelos presentes.

A missa foi realizada pelo padre Luciano, amigo da família, que citou passagens da Bíblia envolvendo Moisés. “Coragem foi o que Deus disse a Moisés. Coragem e força, porque vamos continuar pegando no serviço”, disse o religioso, lembrando da trajetória da vida de Eduardo – vítima de um acidente aéreo quando concorria à Presidência da República, em 2014.

Ainda na celebração, o religioso citou, nominalmente, todos os que estavam no avião – o jornalista Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo, o ex-deputado federal Pedro Valadares, o cinegrafista Marcelo Lyra e os pilotos: Geraldo Magela e Marcos Martins.

PRESENÇA

A missa reuniu parentes, técnicos e ex-secretários ligados à administração de Eduardo Campos (2007-2011 e 2011-2014) e Miguel Arraes (1963-1964; 1987-1990 e 1995-1999). Estiveram presentes também o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP); o presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, Marcos Loreto, entre outros do meio político.

Renata Campos estava acompanha por três dos seus cinco filhos: Pedro, José e Maria Eduarda. O filho mais velho, o deputado federal João Campos (PSB), estava em Brasília participando das votações na Câmara dos Deputados. Ele postou foto nas redes sociais de algumas homenagens que os socialistas e amigos fizeram a Eduardo no último fim de semana.

Últimas notícias