Migração

Pré-candidato à Prefeitura de Paulista, Yves Ribeiro filia-se ao MDB

Ato de fliação contou com a presença do deputado federal Raul Henry, presidente da sigla em Pernambuco

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 21/01/2020 às 16:40
Foto: Reprodução/ Instagram
Yves Ribeiro (de verde), vai disputar a Prefeitura de Paulista pelo MDB. - FOTO: Foto: Reprodução/ Instagram
Leitura:

O ex-prefeito de Paulista, Igarassu e Itapissuma Yves Ribeiro, que recentemente deixou o PSB, migrou, nesta terça-feira (21), para o MDB, partido ao qual já foi filiado, em evento que contou com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho e do deputado federal Raul Henry, presidente estadual da legenda. O senador Jarbas Vasconcelos não pôde comparecer porque tinha uma viagem marcada para o fim do dia, segundo sua assessoria de imprensa. Yves é pré-candidato à Prefeitura de Paulista, cidade onde ocorreu o ato de filiação, no Colégio Anita Gonçalves. 

"Ninguém se perde no caminho da volta", disse Yves, durante o ato de filiação. Ele disse estar preparado para assumir novamente o comando da prefeitura de Paulista, caso seja eleito. "Hoje, neste momento importante, agradeço a cada um que acredita em minha história, porque ela é construída por cada um de vocês. Volto ao MDB, onde comecei, e vim para trabalhar, porque Paulista não tem dono", afirmou.  

Yves Ribeiro saiu do PSB em novembro de 2019 disparando várias críticas ao atual prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), que indicou seu chefe de Gabinete, Francisco Padilha, para a sucessão. Na carta de desfiliação que encaminhou ao presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, Yves afirmou que a gestão do município estaria "maculada pela chaga vil da corrupção e absoluto abandono das pessoas e da cidade".

Raul Henry garantiu o apoio dos emedebistas à campanha de Yves. "Você vai contar com todos nós na sua campanha. Com essa demonstração de apoio, vibração e entusiasmo que você recebe hoje, podemos dizer que cada um desses cidadãos vai se multiplicar por 1.000, para que a gente vá para as ruas fazer a mudança, para fazer de você o futuro prefeito dessa terra", disse Raul. 

Fernando Bezerra comparou o retorno de Yves ao MDB com o seu, em 2017. "Tive essa alegria, há alguns anos, de também voltar ao MDB. Conversei com Jarbas e com Raul, e a gente se uniu para fortalecer o partido. E queremos fazer o MDB presente em todas as regiões do Estado. Quero trabalhar a favor do futuro prefeito Yves Ribeiro, pois o Brasil está voltando a crescer, o dinheiro do Governo Federal está aparecendo. Por isso, a partir de janeiro, se preparem. Vai ser obra em todos os cantos de Paulista", projetou o senador. 

Com o aval do então presidente nacional do MDB, Romero Jucá, Fernando Bezerra filiou-se ao MDB e tentou levar o partido, da base do governador Paulo Câmara (PSB), para oposição nas eleições de 2018. Jucá determinou a dissolução do diretório estadual e, após uma guerra judicial que durou vários meses, Raul conseguiu se manter no comando do partido e permaneceram na Frente Popular, que elegeu Paulo governador e Jarbas Vasconcelos senador. 

Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais Antonio Coelho (MDB) e Júnior Uchoa (PSC), além de lideranças do Litoral Norte. Junior integra o PSC, partido comandado pelo deputado federal André Ferreira (PSC), que faz oposição ao PSB no Estado. 

TRAJETÓRIA

Em 2016, Yves perdeu a corrida eleitoral em Itapissuma, município que já havia governado por dois mandatos (1982 a 1986 e de 1993 a 1996). O agora emedebista também foi duas vezes prefeito de Igarassu (de 1997 a 2004) e comandou Paulista por oito anos, sendo eleito em 2004 e reeleito em 2008.

Últimas notícias