eleições 2020

Presidente do PSB diz que João Campos é 'mais competitivo' que Marília Arraes (PT) nas eleições 2020 do Recife

Carlos Siqueira elogiou o deputado socialista e disse não temer possível candidatura da petista Marília Arraes

Elton Ponce
Cadastrado por
Elton Ponce
Publicado em 29/01/2020 às 9:34
Fotos: Arquivo/JC Imagem
Deputados federais, candidatos à prefeitura... e primos - FOTO: Fotos: Arquivo/JC Imagem
Leitura:

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse, em entrevista à Rádio Jornal,  na manhã desta quarta-feira (29), não temer a possível candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife nas eleições 2020. O socialista disse ter o "candidato mais competitivo", referindo-se ao também deputado federal João Campos.

"Acho que não (nos assusta a candidatura do PT), temos o candidato mais competitivo na capital que é o deputado João Campos. Claro que vamos tentar as alianças possíveis, mas essa decisão não é nossa, é do PT que está discutindo. A presidente Gleisi (Hoffmann) disse que vai me encontrar no inicio de fevereiro para falar da eleição não apenas do Recife, mas de outras cidades do Brasil. Vamos tratar de várias cidades do país", disse.

"A decisão de ter ou não ter candidato é do PT. Nós temos candidato. A conversa com o PT e outros partidos nós faremos porque é interesse de ambos", completou.

>> João Campos diz respeitar candidatura de Marília Arraes pelo PT

>> Geraldo Julio diz ser natural movimento para lançar candidatura de Marília Arraes (PT) no Recife

Siqueira rejeitou também a ideia de que João Campos não será candidato do PSB ao cargo de prefeito do Recife. "Embora essa decisão seja do PSB local, penso que essa candidatura está absolutamente consolidada. Não vi ninguém ter a menor dúvida a esse respeito e espero que assim continue".

Alianças

Siqueira falou ainda que as alianças de sua legenda nos municípios é baseada na reciprocidade. O socialista acrescentou também que o PSB e o PT podem ter alianças em diversas capitais do Brasil e em cidades que tenham a possibilidade de segundo turno. "As nossas alianças no âmbito municipal se dão sempre em um caráter de reciprocidade. O PT e qualquer outro partido que quisermos receber apoio pode ter nosso em outros lugares. O PT pode ter um apoio do PSB numa capital e nós dar em outras", pontuou. 

Além disso, segundo o presidente nacional do PSB, o partido vai buscar outras legendas de esquerda e centro para garantir apoios. "Vamos tratar de alianças em todo o país, com o PT e outros partidos, principalmente, de esquerda, mas também de centro, não só no Recife, mas em várias cidades".

Apesar de sinalizar troca de apoios em diversos locais, Carlos Siqueira foi taxativo ao frisar que o PSB não abre de disputar em cidades como Recife, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Belém e Natal. "Várias cidades nós já temos candidatos definidos. Elas não estão em discussão, porque temos candidatos muito competitivos. Em Curitiba, é um ex-prefeito da capital, em São Paulo, é um ex governador".

Base de Bolsonaro

O presidente socialista afirmou que não há restrições em se fazer alianças para as eleições 2020 com partidos que compõem a base do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional. "As alianças municipais não têm componentes ideológicos tão fortes. Elas são mais em decorrência da realidade local, municipal, de maneira que não haja uma restrição a se fazer".

Sobre um eventual coligação com o antigo partido de Bolsonaro, o PSL, Siqueira disse que a legenda já não faz mais parte da base do governo federal. Ele, porém, frisou que a decisão de uma aliança com os sociais liberais cabe ao PSB pernambucano. "Não sei se isso está em discussão, mas será uma decisão debatida no partido", falou.

Ouça a entrevista completa:

Marília confirmada por Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) terá candidatura própria nas eleições municipais de 2020 do Recife e que, 'Marília [Arraes] deve ser candidata', em entrevista publicada neste domingo (26) no portal UOL. Lula afirma que o partido deixará o apoio ao PSB em caso de segundo turno, e que o mesmo "vale para Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador".

"O PT não pode abrir mão de ter uma candidatura própria em Recife. Quando chegar em 2022, o PSB vai pedir outra vez para o PT não ter candidato a governador depois de quatro mandatos? Será que o PT não pode ter a oportunidade de ter candidatura própria? O PT vai ter candidatura própria, a Marília deve ser candidata do PT. Se ela não for para o segundo turno, ela apoia o João Campos ou outro candidato que fizer aliança com o PT. Isso vale para Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador", disse Lula.

Últimas notícias