PDT e PSB

Após defender Túlio Gadêlha candidato no Recife, Carlos Lupi recebe nomes do PSB em lançamento de livro

No Recife, presidente do PDT empossou Túlio Gadêlha presidente da sigla no Recife, defendeu sua candidatura ao Recife e recebeu lideranças do PSB em lançamento do seu livro

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 07/02/2020 às 21:49
Foto: Reprodução/Instagram
No Recife, presidente do PDT empossou Túlio Gadêlha presidente da sigla no Recife, defendeu sua candidatura ao Recife e recebeu lideranças do PSB em lançamento do seu livro - FOTO: Foto: Reprodução/Instagram
Leitura:

Atualizada às 22h09

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, veio a Pernambuco para lançar o seu livro "Um golpe contra os trabalhadores?", no Recife. Nesta sexta-feira (7), pela manhã, ele voltou a defender a candidatura do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) à Prefeitura do Recife pelo PDT, partido aliado do PSB do governador Paulo Câmara (PSB) e do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Sobre tal aliança, ele considerou que a eleição de 2020 é um "momento diferente". 

Á noite, durante o lançamento do seu livro, ele recebeu Paulo Câmara e Geraldo Julio, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, o deputado federal João Campos (PSB), apontado como o candidato do PSB nas eleições. Também esteve presente o presidente estadual do PDT e deputado federal Wolney Queiroz.

Wolney é aliado de primeira hora do PSB no Estado. Mesmo quando, nas eleições de 2018, o PDT lançou Isabella de Roldão como vice do candidato a governador de Pernambuco Maurício Rands, ele permaneceu ao lado do governador Paulo Câmara. Isabella é atualmente secretária de Habitação do Recife. No âmbito nacional, o PSB chegou a cogitar o apoio ao candidato do PDT, Ciro Gomes à Presidência da República, mas ao final optou por um acordo com o PT em estados estratégicos e a neutralidade nas eleições presidenciais, o que acabou provocando o isolamento de Ciro. 

>> 'Túlio Gadêlha é muito melhor que Marília', diz presidente do PDT sobre eleição do Recife

>> Túlio Gadêlha assume presidência do PDT no Recife

>> Presidente do PDT, Carlos Lupi ''levanta a bola'' de Túlio Gadêlha para disputar a Prefeitura do Recife

Ao JC, João Campos afirmou que o "PDT e o PSB tem muitas sintonias", destacando a proximidade entre as direções partidárias no âmbito nacional. "Aqui em pernambuco há um alinhamento na cidade do Recife, com Paulo e Geraldo", disse.

Segundo presentes no lançamento, durante o seu discurso Lupi elogiou o governador e ao prefeito, além do próprio João Campos, que segundo ele, terá um "futuro brilhante". "Ele reconhece esse trabalho nosso tanto no mandato, a gente tem uma boa relação com o partido e com o presidente", afirmou João. 

Túlio Gadêlha

Em entrevista ao programa Resenha Política da TV JC nesta sexta (7), o presidente do PDT disse que Túlio Gadêlha estava se preparando para a gestão do Recife. "O Túlio é jovem, tem vontade de inovar. Ele gosta de discutir, de se envolver com a comunidade. Por quê não dar chance para essa nova geração?", defendeu. 

Na Rádio Jornal, também na manhã dessa sexta (7), ele disse que o deputado estava bem assessorado em diversas áreas, a exemplo do transporte público. O presidente da fundação Fundação Leonel Brizola de Pernambuco, Pedro Josephi, é também presidente da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco. 

Nessa quinta-feira (6), inclusive, Lupi empossou Túlio como presidente do PDT no Recife. Eles também foram juntos à Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, acompanhados de Wolney Queiroz e do pré-candidato a prefeito do município, André Carvalho (PDT), na Convenção Municipal do PDT. 

Sobre a defesa do nome de Túlio para a Prefeitura do Recife, João ponderou que trata-se de uma deliberação que o partido deve fazer internamente. "No início do ano eleitoral, todo partido faz essa discussão com os seus grupos, coloca os seus nomes à disposição, é natural do jogo da política se discutir eleição", disse o deputado. 

PDT e PSB

Ainda na TV JC, Carlos Lupi avaliou que o Recife estava sendo administrado "razoavelmente". Mas, segundo ele, um ciclo havia sido cumprido. Geraldo Julio encerra em 2020 seu oitavo ano como prefeito da capital pernambucana. 

"A política tem ciclos. Não se pode ter um ciclo permanente de poder. A alternância de poder é que faz a gente ter oportunidade de conhecer várias formas de se administrar. A gente não precisa ter inimigo para ter uma proposta diferente", disse Lupi. 

Ele disse que caberia a Geraldo e Paulo decidirem sobre eventual entrega de cargos nas gestões socialistas no estado e no município. "Isso depende dele (Geraldo). Os cargos são do governador e do prefeito. Quem nomeia e exonera são eles. Somos como o "primo pobre", se você me convida para sua casa, eu vou, se não, eu fico na minha", pontuou. 

Últimas notícias