Eleições 2020

Partidos de Lupércio e dos irmãos Ferreira firmam aliança em Olinda e Jaboatão

Aliança visa garantir a reeleição de Professor Lupércio (Solidariedade) em Olinda e Anderson Ferreira (PL) em Jaboatão

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 10/02/2020 às 17:54
Foto: Divulgação
Aliança visa garantir a reeleição de Professor Lupércio (Solidariedade) em Olinda e Anderson Ferreira (PL) em Jaboatão - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Atualizada às 19h37

O PL, presidido pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, o PSC, do deputado federal André Ferreira e o Solidariedade, do também deputado federal Augusto Coutinho, oficializaram nesta segunda-feira (10) uma aliança nos municípios de Jaboatão e Olinda tendo em vista as eleições municipais

O acordo tem como principal objetivo garantir a reeleição de Anderson em Jaboatão e do prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade). Os irmãos Ferreira fazem oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), e o Solidariedade integra a Frente Popular, liderada pelo PSB. 

“Sempre tivemos uma ótima relação com o Professor Lupércio e com Augusto Coutinho e isso facilitou o entendimento para as eleições deste ano. Jaboatão e Olinda têm gestões que priorizam o social e estão conseguindo superar as dificuldades que existem nos dois municípios. O nosso grupo político está unido nas duas prefeituras e agora chegou o momento de convergir o que temos de melhor a fazer em prol da população”, afirmou Anderson Ferreira. 

>> Ferramenta monitora desempenho de prefeituráveis de Pernambuco nas redes sociais; Veja ranking

>> 'Bem-intencionado', diz o deputado federal Augusto Coutinho sobre Bolsonaro

O grupo esteve reunido nesta segunda-feira (10). Também participarem do encontro o vereador do Recife Rodrigo Coutinho (SD) e o assessor especial de Professor Lupércio, Evandro Avelar. 

Lupércio disse estar empolgado em receber o PL e o PSC no seu palanque. Nas eleições de 2012, quando elegeu-se para o primeiro mandato, ele concorreu com uma chapa "puro sangue", ou seja, sem nenhum outro partido coligado. O seu vice é Márcio Botelho, também do Solidariedade. Lupércio venceu com 57,04% dos votos no segundo turno contra Antônio Campos (então no PSB). Na eleição passada, o PL e o PSC não tiveram candidatura própria no município.

“É uma aliança importante para os dois municípios. Anderson Ferreira é um gestor sério e do mesmo perfil nosso e não vimos dificuldade em apoiá-lo em Jaboatão. Iniciamos as articulações tendo como foco as questões municipais e hoje celebramos essa união”, pontuou o prefeito de Olinda.

André Ferreira lembra que o PSC já integra a base governista em Jaboatão e Olinda. "O prefeito Anderson Ferreira vem realizando uma grande gestão em Jaboatão e isso é percebido no volume de obras e entregas que o prefeito vem realizando. O Professor Lupércio também está conseguindo imprimir uma gestão exitosa, que é reconhecida pela população de Olinda. Por isso o PSC considera que o melhor para os dois municípios é a continuidade destas duas administrações", ressaltou.

Ao JC, André considerou que a aliança vai "unir o útil ao agradável". "A gente vai continuar ai ajudando para fortalecer cada vez mais. Temos uma estrutura muito grande em Olinda e a gente vai ajudar (na reeleição de Lupércio)", disse o presidente do PSC-PE.  

Olinda

Segundo o assessor especial de Lupércio, Evandro Avelar, o PL e o PSC já tinham uma aproximação com a gestão. "Agora oficializaram e se incorporaram mais definitivamente no projeto que o Solidariedade tem em Olinda. É um conjunto de forças importantes que vai somando na administração municipal que quanto mais esforço e qualificação para isso melhor", disse. 

O PSC tem como uma de suas principais representantes em Olinda a atual assessora especial de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Izabel Urquiza, que assumiu a pasta em novembro de 2019. Em 2016, ela concorreu à prefeitura pelo PSDB e ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 18,40% dos votos. Em 2018, filiou-se ao PSC para concorrer a uma vaga de deputada estadual, mas não consegui se eleger. 

"A gente tem uma relação de ajuda lá em Olinda e consequentemente isso é também é retribuído em Jaboatão. Eles vão nos apoiar lá também. Eu acho que foi importante pra gente firmar essa aliança, já tinha essa relação mas hoje foi oficializada", disse André.

Jaboatão

Em Jaboatão, o PSC integrou a chapa majoritária de Anderson Ferreira, que venceu o segundo turno contra Neco (PDT) com 34,28% dos votos. Já o Solidariedade não integrou nenhuma chapa, mas apoiou Anderson no segundo turno. 

Augusto Coutinho elogiou a gestão de Anderson Ferreira em Jaboatão. No âmbito estadual, o Solidariedade é aliado do PSB do governador Paulo Câmara (PSB). "Já temos o PSC ajudando o prefeito Professor Lupércio em Olinda e acompanhamos o trabalho de Anderson em Jaboatão. Então é uma aliança que gira em torno de dois gestores que vêm atendendo aos anseios da população e que merecem a chance de terem mais quatro anos para avançarem ainda mais nas realizações", disse o presidente do Solidariedade.

Outros municípios

Para André Ferreira, é possível que essa aliança seja ampliada para outros municípios "onde nós tivermos pré-candidaturas que foram interessantes para os dois lados", disse. Em Araripina, no Sertão pernambucano, por exemplo, o PSC tem a pré-candidatura de Dr. Aluizio Coelho e o Solidariedade, de Tião do Gesso. 

Augusto Coutinho, porém, afirmou ao JC que essa aliança "não é nenhum fato novo e não envolve nada mais do que essas cidades", disse. 

Últimas notícias