Canudos de plástico

Proibição de canudos de plástico no Recife é aprovada e vai para sanção de Geraldo Julio

Vereadores aprovaram projeto de lei que proíbe uso de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais do Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/02/2020 às 17:34
Foto ilustrativa: Pixabay
Deputados estaduais aprovaram projeto de lei que proíbe uso de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais em Pernambuco - FOTO: Foto ilustrativa: Pixabay
Leitura:

Com o objetivo de promover melhorias no meio ambiente, foi aprovado, na Câmara Municipal do Recife, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 119/2019, que proíbe a venda e a oferta gratuita de canudos de plástico em estabelecimentos que manipulem alimentos e bebidas no Recife. A votação aconteceu na tarde desta terça-feira (18) e o projeto foi aprovado por maioria absoluta, com 29 dos 39 vereadores presentes na sessão. Agora, o PLO segue para a sanção ou veto do prefeito Geraldo Julio (PSB).

>> Pernambuco mais próximo de proibir canudos plásticos

A proibição de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais já é lei em outras capitais, como Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ). Co-autor da proposta na Casa Legislativa do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB), a melhoria do meio ambiente não deveria passar por uma lei, mas deveria vir de berço. “Nosso meio ambiente clama por cuidados há séculos. Estamos, paulatinamente, destruindo o planeta em que vivemos. Pequenos gestos podem parecer desnecessários, porém, são esses gestos que, de fato, fazem com que mudemos nossos hábitos e pouco a pouco possamos melhorar nosso espaço de convivência”, disse. "Com a aprovação desse projeto, propomos que o Recife engaje-se neste movimento mundial", acrescentou o vereador.

O vereador Rodrigo Coutinho (SD), que também é co-autor da proposta, discutiu sobre o assunto. Ele considera a aprovação do projeto de lei como um "avanço" para o Recife. Entretanto, ele ponderou que não haja suspensão no uso do canudo de plástico para pessoas que tenham necessidades especiais de alimentação. "É um projeto que eu tenho certeza que vai beneficiar muito o Recife", apontou. "A gente vem lutando com muita garra e veemência para ter um Recife cada vez mais sustentável", afirmou Coutinho. 

DESCARTE

Estima-se que, das 10 milhões de toneladas de materiais plásticos que chegam aos oceanos, anualmente, mais de 100 mil delas sejam de canudos plásticos descartáveis. Diante desse cenário, o mundo inteiro anda discutindo alternativas, como canudos de vidro ou de material biodegradável. Aparentemente inofensivo, o canudinho virou um tipo de 'praga ambiental'. Só nos Estados Unidos, são usados 500 milhões de canudos plásticos por dia e, no Reino Unido, mais 100 milhões. E, assim como outros resíduos, eles acabam no mar, ingeridos por animais, que morrem por sufocamento. O material dura aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.

Sorbos

Um produto alternativo ao canudo tradicional, os Sorbos foram criados pelos espanhóis Victor Sánchez, Enric Juviña, Michael Baraffé e Carlos Sorzano. Eles decidiram que era hora de dar um basta nesse problema e perceberam que podiam aproveitar a oportunidade de negócio. Sorbos são canudos comestíveis, biodegradáveis e recicláveis. A fábrica desses produtos, que tem base em Barcelona, já ganhou dois prêmios na Espanha, nas categorias de Inovação e Sustentabilidade. A empresa tem recebido pedidos de encomendas de países como Alemanha, França, Itália e está chegando, através de um parceiro comercial, em Portugal.

Últimas notícias