Bicho

Fora cinomose

Campanha alerta veterinários e donos de cães sobre como evitar a doença

Carol Botelho
Cadastrado por
Carol Botelho
Publicado em 19/04/2011 às 10:32
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Se seu cão estiver com perda de apetite, apatia, febre, secreção nasal ou ocular, perda de coordenação motora, convulsão ou tremores musculares involuntários, pode ser cinomose. A doença é transmitida por um vírus, presente na secreção nasal, urina e fezes do animal contaminado. “O problema é que o tratamento é difícil e geralmente leva o animal a óbito”, alerta a gerente de programas veterinários da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), Rosângela Ribeiro.
 
A solução é vacinar. Mas infelizmente apenas um em cada cinco cães são vacinados contra a cinomose anualmente. Sem falar que a vacina não é gratuita como a da raiva, e custa R$ 50. Por isso, é importante a campanha Cinomose aqui não!, que ocorre neste mês de abril e em maio. A ação é promovida há três anos pela WSPA e pela Merial Saúde Animal, que produz a vacina. 

O objetivo é exterminar a doença através da conscientização dos veterinários e donos de cães com a distribuição de folhetos explicativos e material de divulgação nas clínicas e pet shops, além de divulgação nas redes sociais YouTube, Twitter e Facebook.

Cerca de 5% das doses vendidas pela Merial serão doadas às ONGs que cuidam de cães carentes afiliadas à WSPA.

Mais informações no site www.cinomose.com.br

Últimas notícias