SAÚDE

A importância do médico que valoriza a pessoa, e não só a doença

Medicina de família e comunidade congrega profissionais que compreendem sentimentos e expectativas dos pacientes

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 01/06/2012 às 18:28
Flora Pimentel / JC Imagem
Medicina de família e comunidade congrega profissionais que compreendem sentimentos e expectativas dos pacientes - FOTO: Flora Pimentel / JC Imagem
Leitura:

Neste domingo (3/6), a matéria de capa da revista Arrecifes apresenta uma especialidade médica que não se preocupa apenas com as doenças. O profissional que se enquadra nesse lema é o médico de família e comunidade, que tem foco na pessoa de maneira integral. É um expert em compreender os sentimentos e as expectativas dos pacientes, com o intuito de identificar que pode haver impacto da doença na vida pessoal, familiar, profissional e social.

“Somos médicos de uma área que ganhou firmeza em 1994, com a criação do Programa de Saúde da Família (PSF), que tem como preferência a nossa especialidade. Mas profissionais de outros segmentos podem atuar nessa estratégia”, diz o médico de família e comunidade Rodrigo Cariri. Ele fundou, em 2006, com o médico Oscar Coutinho, a residência em medicina de família e comunidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De fato, foi a chegada do PSF, hoje chamado de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que trouxe à tona esse profissional. Em linhas gerais, pode-se dizer que os médicos de família e de comunidade são coordenadores do cuidado. E mais: são capacitados para lidar com vários dos problemas de saúde que as pessoas podem apresentar.

Bom saber que, no Brasil, cerca de 50% da população estão cobertos pela ESF. Já em países como Cuba, Inglaterra, Holanda, Portugal, Espanha e Canadá, praticamente 100% das pessoas são cadastradas em programas coordenados por médicos de família e comunidade.

Para conhecer histórias de pessoas que são beneficiadas com as condutas desses médicos, não deixe de conferir a matéria deste domingo de Arrecifes.

Últimas notícias