SAÚDE

Ovos de Páscoa devem ser degustados com moderação

Consumo da iguaria deve ser em pequenas quantidades, pois o chocolate contém gordura saturada e outros itens que, em excesso, podem ocasionar mal-estar

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 29/03/2013 às 12:37
stock.xchng
Consumo da iguaria deve ser em pequenas quantidades, pois o chocolate contém gordura saturada e outros itens que, em excesso, podem ocasionar mal-estar - FOTO: stock.xchng
Leitura:

Chegou o fim de semana em que os ovos de chocolate reinam. Pela tradição, o dia de degustá-los é mesmo o Domingo de Páscoa, mas há muita gente que não consegue esperar o dia e já começa a se deliciar com a guloseima, que deve ser saboreada com moderação. Além dos tradicionais chocolates ao leite e branco, há opções trufadas, outras com maior concentração de cacau, sem lactose, diet e várias outras.

Os especialistas recomendam que devemos optar por aquele que, em uma porção de 25 gramas, forneça cerca de 120 calorias e seja ausente em gordura trans. Outra sugestão é recorrer àqueles com menores quantidades de açúcar: geralmente os meio-amargos e amargos. Neles, estão os antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres, o que oferece um efeito cardioprotetor.

Vale concordar que, nesta mais doce temporada do ano, geralmente não dá para sermos tão disciplinados diante da iguaria, especialmente aquelas pessoas consideradas chocólatras. "É importante ressaltar que o consumo deve ser em pequenas quantidades, pois o chocolate contém gordura saturada e outros itens que, em excesso, podem ocasionar mal-estar", diz o médico Carlos Brito, do Hospital Jayme da Fonte.

Esses sinais de indisposição, segundo o especialista, incluem diarreia, gases e dor abdominal, especialmente em quem tem intolerância à lactose - condição que se manifesta nas pessoas que têm deficiência ou ausência da enzima que quebra o leite. "Mesmo aquelas que não possuem esse problema, podem sentir sintomas parecidos diante de um consumo elevado de chocolate", reforça Brito.

Ele informa que, diante de um mal-estar causado pelo excesso da guloseima, o ideal é ingerir bastante líquido e seguir uma alimentação leve, rica em frutas. "Normalmente, depois de 24 horas sem ingerir chocolate, a sensação desagradável tende a passar." No caso de quem tem intolerância à lactose, os problemas podem ser mais intensos. Recomenda-se procurar um médico.

Também devem ter cautela diante do chocolate os indivíduos que estão com excesso de peso, que convivem com diabete ou possuem taxas altas de colesterol e de triglicérides. E quem não tem problemas de saúde deve respeitar o limite de 25 gramas de chocolate por dia para passar longe dos contratempos.

Últimas notícias