Redes sociais

O Instagram é o idioma das celebridades

Rede social que privilegia a imagem é usada por artistas e jogadores de futebol, num universo que mistura vida pessoal e trabalho

Adriana Victor
Cadastrado por
Adriana Victor
Publicado em 07/06/2015 às 6:00
Instagram/Kim Kardashian
Rede social que privilegia a imagem é usada por artistas e jogadores de futebol, num universo que mistura vida pessoal e trabalho - FOTO: Instagram/Kim Kardashian
Leitura:

“Nunca tinha entendido o real sentido de uma lua de mel, achava que seria mais uma viagem dentre tantas que já fizemos, só que com um detalhe de sermos só eu e ele”, está escrito no Instagram da cantora Preta Gil, declaração que recebeu mais de 43 mil coraçõezinhos – ou curtidas. O que chama atenção, de fato, é o trecho em que ela afirma “só eu e ele”. Na verdade, da cama do hotel ao mergulho no mar azul-transparente das Ilhas Maldivas, dos camelos ao passeio de lancha por Dubai, do café da manhã às taças de champanhe, foi tudo compartilhado.

Em tempos de redes sociais, palavras ganham novos sentidos: aqui, compartilhar, via Instagram, significa exibir uma imagem para que, quem quiser, veja o que você está usando, fazendo, comendo (há perfis privados, o que não é o caso). A máxima popular “Não me siga que eu não sou novela” foi por água abaixo: ter seguidores pode ser sinal de status e, principalmente, popularidade, artigo de valor nestes dias da vida muito mais on do que off line. Junto com seus pares (Facebook e Twitter), o Instagram transformou-se em idioma indispensável para quem é ou pretende torna-se celebridade. Rede social utilizada por mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo, ela chama atenção por ter como foco a imagem: aquilo que nos revela, exibe, escancara. E, neste caso, por escolha e gosto.

“Nós vivemos num mundo imagético”, declara e médica e psicanalista Gilda Kelner. “As pessoas querem se projetar mais pela imagem do que pela linguagem”, avalia. “Explorar a imagem é uma forma de dizer que se está bonito, rico e famoso – mesmo que não seja, necessariamente, verdade.”

Sim, é preciso dizer que celebridade virou profissão. Pois vem justo de tal ofício uma das campeoníssimas do Insta. Se você nunca ouviu falar em Kim Kardashian, procure saber: a moça tem, hoje, 35,1 milhões de seguidores no Instagram. A conta é assim: junte todos os habitantes das cidades de São Paulo (11,9 milhões), Rio de Janeiro (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões), Brasília (2,9 milhões), Fortaleza (2,6 milhões) e o Recife (1,5 milhão) e você terá, como soma, 28,4 milhões. Ou seja, todos os moradores dessas cidades, juntos, não enchem o espaço dos seguidores de Kim.

E o que a moça faz da vida para todo mundo querer saber da vida dela? Kimberly Kardashian West, 35 anos, é, pois, uma celebridade. Desde 2007, protagoniza um reality show num canal de TV dos Estados Unidos. Abriu para as câmeras a vida dela e a da família, formada pela mãe, cinco irmãos e o padrasto, Bruce Jenner, ex-atleta olímpico que, dias atrás, estourou a boca do balão da internet quando mudou de sexo e clamou: “Me chame de Caitlyn” – mas essa já é outra história.

Voltando a Kim: estima-se que ela ganhe nada menos que U$ 80 mil (quase R$ 250 mil) por cada episódio em que dê o ar da graça no tal ‘show da vida’. É preciso dizer ainda que ela bombou mesmo quando, em 2007, vazou um vídeo íntimo em que fazia sexo com o rapper Ray J. Desde então, a celebrity tem faturado muitos e muitos milhões de dólares. Inaugurou loja de roupas, segue firme no reality e aproveita o seu Insta para vender mais: de drinques energéticos a capas de revistas. Entre uma e outra postagem comercial, uma fotinha fofa da filha North e uns beijos no atual marido, o rapper Kanye West – de quem está grávida.

Disputando ali, cabeça a cabeça, curtida a curtida, seguidor a seguidor com Kim Kardashian – e com pontos a favor, por estar em ascensão na ‘gangorra internet’, cujo topo vive de eterna alternância – está Ariana Grande. Não conhece? (Pausa para uma confissão da repórter, em primeira pessoa: eu também não conhecia a estrela. Fui atrás de um bizu de uma amiga que tem filha adolescente. Jornalismo, afinal, vive de apuração). A ficha: Americana de ascendência italiana, nascida na Flórida, 22 anos, atriz, compositora e cantora. Repare: ela tem (ou tinha, até o fechamento desta edição) 33,9 milhões de seguidores. Uma postagem da cantora atinge fácil mais de 1 milhão de curtidas.

A jovem bate, em número de seguidores no Instagram, nomes de celebridades internacionais tais como Selena Gomez (33 milhões), Taylor Swift (32,4 milhões), Justin Bieber (28,9 milhões), Katy Perry (21,2 milhões), Rihanna (19,9 milhões), Jennifer Lopez (19,4 milhões), Lady Gaga (7,9) milhões e Madonna (4 milhões).

Vale registrar também que no topo da gangorra do Insta brilha a cantora Beyoncé: exibindo fotos de vestidos transparentes, saltos e unhas enormes, caras e bocas à vontade ela chegou aos 35,1 milhões de seguidores. É casada com outra celebridade, o rapper Jay-Z (não confundir com Ray J, o ex de Kim Kadarshian).

jc-jcm0607_instagram1_web

FERRAMENTA PARA FAMA E $$$

No Brasil, os campeões do Instagram ainda são os craques do futebol: só Neymar tem 23 milhões de seguidores; de David Luiz são 7,8 milhões – ambos jogam fora do País. Gisele é Gisele, perto ou longe das passarelas: La Bündchen tem 5,3 milhões de pessoas de olho em suas fotos. Na música, bomba o perfil de Luan Santana: 3,9 milhões de seguidores.

Astros e estrelas de TV sabem que a rede social é ferramenta indispensável – para o bem e para o mal. “Confesso que se tornou uma espécie de ‘obrigação’”, revela à reportagem o ator Luciano Szafir. “E que se não fosse ‘obrigado’ não usaria.” Szafir foi um dos poucos que topou falar, com perceptível sinceridade, sobre o uso do Instagram. Revelou que ele mesmo alimenta a sua rede social e que, diariamente, reserva um tempo para a tarefa que considera trabalho. Já foi contratado, assume, para divulgar produtos usando o seu perfil pessoal.

Pai de três filhos (Mikael e David, com Luhanna Melloni, e Sasha Meneghel, com Xuxa), ele afirma evitar compartilhar fotos pessoais – mas, se fuçarmos o Insta do ator, lá encontraremos uma ou outra foto dele com a mulher e um dos filhos. “Não gosto de postar fotos da minha família. Mas sei que a vida pessoal é o que atrai seguidores”, admite.

Outra revelação de Szafir, atualmente no ar na novela Os dez mandamentos, da Rede Record: a emissora instruiu os atores sobre o uso das redes sociais. “Houve uma palestra sobre o que é bom e o que não é bom. Mas sem imposições”, garante. Ele diz que, todas as segundas-feiras, em hora previamente marcada, integrantes do elenco usam seus perfis para divulgar a novela, tática repetida quando ela está no ar. Segundo o ator, a estratégia tem funcionado, aumentando o Ibope. “É uma arma que temos. Uns usam corretamente; outros, não.”

LIMITES

O assunto rede sociais/Instagram rende muitos panos para mangas fofas, largas e cheias de babados: pela novidade, pelo frescor, pelas mudanças, pela necessidade, pela dificuldade de se estabelecer limites. Quem deve postar: o astro/estrela, a assessoria ou a emissora? O que é trabalho, o que é pessoal? O que é público e o que é privado? E nem sempre as respostas sobre o assunto são diretas e sinceras como as de Luciano Szafir.

A assessoria de Preta Gil, por exemplo, indagou que artistas participariam desta reportagem. Depois, sumiu, sem deixar rastros nem responder às perguntas. Questionada por nós sobre o assunto, a Rede Globo enviou nota: “A Globo tem uma política de comunicação para utilização de mídias sociais, adotada pela equipe que gerencia a produção de conteúdo dos perfis oficiais da emissora, que estabelece as melhores práticas de uso dessas ferramentas, observando os princípios e valores da organização. A administração dos perfis pessoais é responsabilidade do próprio elenco.” E ponto.

Ao adentrarmos o perfil do elenco da emissora, saberemos que: Marina Rui Barbosa comeu uma quiche com saladas em Paris, usou uma bata roxa e vermelha na Toscana e foi ao Museu do Vaticano. Entre as imagens, foto da atriz sendo maquiada para uma cena da minissérie Amorteamo. No perfil da atriz Paloma Bernardi vemos fotos de sua viagem à França e sabemos que ela teve saudades do namorado (o também ator Thiago Martins). “É Paloma quem atualiza as redes sociais dela”, garante a assessora Melina Tavares. 

Idade, aqui, não é documento: Larissa Manoela, atriz do SBT que começou a carreira aos 4 e hoje tem 14 anos, faz quase tudo sozinha, assevera a assessoria. “As postagens do Instagram são feitas 100% pela Larissa”, garante a assessora de imprensa Pamella Soares. “Porém, ela conta com todo suporte da assessoria para auxiliá-la, se necessário, em relação ao tipo de foto, linguagem, looks e dicas. Ela participa muito de todo processo de escolha do conteúdo que será postado, mas existe uma equipe que monitora e mede os resultados das publicações o tempo todo, até para preservar a imagem da Larissa.”

O escritório de Guilherme Abreu, no Rio de Janeiro, agencia atores há 19 anos. Entre os nomes do casting do escritório estão Thiago Lacerda, Rafael Cardoso, Kayky Brito, Luciano Szafir, Dany Soares (Bananinha), Armando Babaioff e Aramis Trindade. Carol Pimentel, agente artística do escritório, vai nos ajudando a desvelar o caminho das pedras, na linha tênue que separa trabalho de vida pessoal. “A verdade é que os assessores e empresários nem sempre cuidam dos perfis dos atores. A gente só fica de olho. Se há uma polêmica, tentamos aconselhar, dizer como se deve agir”, afirma. “Sei que, no geral, os atores fazem isso por conta própria, ainda é uma diversão.”

Mas, claro, se ganha dinheiro com o Instagram: “Tem, sim, um lado comercial. Se pedem para um ator nosso postar algo para uma marca, cobramos um valor por cada postagem e isso vira um trabalho mesmo. E dessa parte nós cuidamos: monitoramos para saber se ele já fez a foto/vídeo, se postou, enviamos o que ele deve escrever”, confessa Carol, que adianta tendências do Insta: “Agora a moda é o cliente contratar o ator pra uma presença VIP e ainda pedir pra ele postar um vídeo no Instagram, dizendo que estará naquele lugar, naquele dia”.

Há ainda os que preferem, por escolha, manter-se afastado desse universo. É o caso do ator Daniel de Oliveira, outro astro da TV Globo (e também do cinema), casado com a atriz Sophie Charlotte, estrela em cartaz na novela das nove: ela tem Instagram; ele se mantém longe das esferas das redes sociais. “Estou fugindo do Instagram. Gravei um filme, em Belém do Pará, e fui de carro até lá. Nesse caminho, fiz muitas fotos, mas todas elas estão guardadas”, diz Daniel. “Eu gosto da minha vida ao vivo.” Sobre o fato de Sophie ter Instagram e lá postar as fotos do casal, resume: “Nossa vida é assim. O que ela quiser fazer está liberado.”

Últimas notícias