PNBL

Telebrás leva internet a 300 municípios

Serviço está disponível em 20 estados

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 11/01/2013 às 14:35
Leitura:

A Telebras divulgou na quinta-feira (10) que o seu serviço de internet está disponível em 300 municípios de 20 estados e do Distrito Federal. Não cobre, ainda, os estados da Região Norte. A rede de 12 mil quilômetros de fibras óticas da empresa cobre 900 municípios, mas o serviço está disponível, por enquanto, em 300, como mostra a relação publicada no endereço www.telebras.com.br.

Os provedores de internet alugam a rede oferecida pela Telebras e seguem o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal, que viabiliza acesso ao serviço de banda larga a baixo custo. O usuário final paga R$ 35 por mês nos estados que cobram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e nas unidades da Federação que não cobram o imposto, a mensalidade cai para R$ 29,90.

A capacidade atual da unidade de transmissão de dados do PNBL é 1 megabit por segundo (Mbps). De acordo com o presidente da Telebras, Caio Bonilha, a rede de telecomunicações da empresa está preparada para dobrar a velocidade para 2 Mbps no decorrer deste ano, sem custo adicional para o usuário, e sinaliza a possibilidade de elevar o PNBL para 4 Mbps em 2014.

Além do Recife, as cidades atendidas pelo PNBL serão: Abreu e Lima, Água Preta, Amaraji, Araçoiaba, Barra de Guabiraba, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Chã de Alegria, Chã Grande, Cortês, Escada, Gameleira, Glória do Goitá, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Lagoa do Itaenga, Moreno, Olinda, Palmares, Paudalho, Paulista, Pombos, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, Sairé, São Lourenço da Mata, Sirinhaém e Vitória de Santo Antão.

Últimas notícias