ESPAÇO

SpaceX lança com sucesso seu segundo satélite comercial

O satélite de três toneladas será colocado posteriormente com seu próprio sistema de propulsão em uma órbita geoestacionária a 36.000 km da Terra

Renato Mota
Cadastrado por
Renato Mota
Publicado em 07/01/2014 às 10:21
SpaceX/Divulgação
O satélite de três toneladas será colocado posteriormente com seu próprio sistema de propulsão em uma órbita geoestacionária a 36.000 km da Terra - FOTO: SpaceX/Divulgação
Leitura:

WASHINGTON - A empresa americana Space Exploration Technologies (SpaceX) lançou na segunda-feira com sucesso seu segundo satélite de comunicação em menos de um mês, com a esperança de desempenhar um papel chave neste mercado ao oferecer preços competitivos.

O foguete de duas etapas Falcon 9 foi lançado às 22h06 GMT (19h06 no Recife) da estação de Cabo Cañaveral, na Flórida (sul dos Estados Unidos), transportando o satélite Thaicom 6 deste operador asiático, que se separou do foguete impulsionador 30 minutos mais tarde.

Mais de uma hora após o lançamento, a SpaceX confirmou pelo Twitter a colocação em uma órbita elíptica perfeita do satélite, com uma altitude que varia de 300 a 90.000 quilômetros.

O satélite de três toneladas será colocado posteriormente com seu próprio sistema de propulsão em uma órbita geoestacionária a 36.000 km da Terra.

O Thaicom 6, da empresa Thaicom Plc, fornecerá serviços de comunicação e de televisão ao sul da Ásia e a algumas regiões da África.

No dia 3 de dezembro, a SpaceX lançou seu primeiro satélite de telecomunicações, o SES-8 do grupo de Luxemburgo SES, segundo operador mundial de satélites, que até esse momento utilizava foguetes europeus Ariane ou russos Proton para colocar seus satélites em órbita.

Com este segundo lançamento bem-sucedido, a SpaceX se encaminha para se converter em um ator importante no mercado do lançamento de satélites comerciais, avaliado em 190 bilhões de dólares.

A SpaceX tem pedidos no valor de 4 bilhões de dólares, 75% dos quais para clientes comerciais.

Últimas notícias