educação

Projetão da UFPE vira aplicativo no mercado

Alunos do Centro de Informática da UFPE apresentam projetos de startups desenvolvidas em disciplina

Renato Mota
Cadastrado por
Renato Mota
Publicado em 14/03/2014 às 9:24
NE10
Alunos do Centro de Informática da UFPE apresentam projetos de startups desenvolvidas em disciplina - FOTO: NE10
Leitura:

Serão realizadas hoje as apresentações dos projetos da disciplina Projeto de Desenvolvimento do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE). Ministrada pelos professores do CIn, Geber Ramalho e Cristiano Araújo, e pelo professor do Departamento de Design André Neves, a cadeira propõe aos graduandos a criação de uma startup, com estudantes de diferentes cursos trabalhando em conjunto, como numa empresa real.

A disciplina é tão popular que ganhou até apelido: Projetão. Não raro, muitos dos projetos iniciados no curso acabam sendo levados para fora da sala de aula e ganham o mercado. Por isso, a apresentação dos trabalhos é um evento importante no calendário da instituição, aguardada com expectativa por alunos, professores e por quem está interessado em novas ideias para o setor de TI.

As apresentações acontecem durante todo o dia, a partir das 9h, nas dependências do CIn. Às 16h cada uma das seis startups criadas neste semestre farão uma apresentação de 10 minutos no Anfiteatro do Centro. Os grupos são formados por alunos do 5º período de ciência da computação, 8º período de engenharia da computação e por estudantes de design da UFPE. 

Uma visão geral dos projetos pode ser encontrada no site da disciplina, mas alguns dos trabalhos já estão disponíveis para serem usados pelo público geral, como um aplicativo para smartphones Android, o BusOn, voltado para a mobilidade urbana. O BusOn foi criado para tentar facilitar a vida de quem optou pelo transporte público. Todo conteúdo do BusOn é colaborativo.

Leia a matéria completa no caderno de Economia de hoje, no JC

Últimas notícias