empreendedorismo

Porto Digital divulga chamada para incubação de novos negócios inovadores

Startups que ainda estão no estágio de ideia poderão participar de programa de qualificação. Para a aceleradora, 53 projetos de todo País foram submetidos

Renato Mota
Cadastrado por
Renato Mota
Publicado em 04/06/2015 às 19:29
Porto Digital/Divulgação
Startups que ainda estão no estágio de ideia poderão participar de programa de qualificação. Para a aceleradora, 53 projetos de todo País foram submetidos - FOTO: Porto Digital/Divulgação
Leitura:

Em breve, o Porto Digital estará novamente cheio de jovens empreendedores trabalhando em suas startups. Além das 53 submissões de projetos, de oito Estados, para a aceleradora Jump Brasil – inaugurada em abril –, ontem, o núcleo de gestão do parque tecnológico divulgou a chamada de novos negócios inovadores em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e economia criativa.

O edital do programa de incubação já está disponível no site do Porto Digital, com os detalhes dos processos de seleção das 16 empresas que serão incubadas tanto na Cais do Porto (TI) quanto na Portomídia (economia criativa). A novidade para este ano é que outros dez projetos poderão se inscrever para o Programa de Qualificação de Novos Negócios, uma nova modalidade que visa atender empreendimentos que ainda estão em estágio de ideia estruturada.

“Na Qualificação os empreendimentos terão três meses para amadurecer seu produto e, após esse período, elas poderão avaliar se o projeto pode entrar na incubação, na aceleradora ou mesmo associar-se a uma outra solução mais adequada ao modelo de negócios”, explica o gerente de empreendedorismo do Porto Digital, Marcos Oliveira. Diferente do que acontece com as incubadas, as empresas selecionadas no Programa de Qualificação não terão um espaço próprio dentro do parque tecnológico. “Elas participarão de um cronograma de atividades de mentoria, treinamentos e consultorias que acontecerão na Jump e no Portomídia”, conta o gerente.

Assim como aconteceu no processo de seleção das startups que participarão do programa de aceleração, as candidatas à incubação também terão que, além de preencher um formulário eletrônico, produzir um vídeo de até três minutos em que devem apresentar detalhes do projeto. “Em muitos casos, o formulário é um documento frio – e quem sabe redigir bem acaba levando vantagem. Agregamos agora o vídeo para avaliar a habilidade dos empreendedores na comunicação das suas ideias”, afirma Marcos. Os interessados em integrar o ecossistema do Porto Digital tem até o dia 5 de julho próximo para inscrever-se.

ACELERADORA - Falando nas empresas que futuramente ocuparão o novíssimo prédio da Rua do Lima, em Santo Amaro, elas poderão vir de quase todo País. Os 53 projetos inscritos vieram de oito estados diferentes: Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia e Ceará. Apenas cinco proponentes serão escolhidos neste primeiro ciclo de aceleração.

O comitê de avaliação do Porto Digital deverá pré-selecionar até 15 startups para próxima fase – quando serão realizadas entrevistas presenciais com os integrantes dos times – prevista para acontecer nos próximos dias 15 e 16. Na avaliação do superintendente da Jump, Pedro Souza, as inscrições superaram as expectativas. “À primeira vista, os projetos são muito bons. Vamos ter dificuldade para separar os melhores porque o nível está bem alto”, afirmou. 

As soluções propostas incluem projetos nas áreas de e-gov, meio ambiente, educação, games, varejo, gestão empresarial, audiovisual, energia, decoração, e-commerce, construção civil, jurídico, moda e beleza, saúde, eventos e turismo. As cinco startups selecionadas para o processo de aceleração receberão um aporte financeiro de R$ 40 mil, além de capacitação, mentoria, consultoria empresarial, conexão com investidores, seminários e outras atividades para seu desenvolvimento.

Últimas notícias