Muita gente foi apresentada ao continente de Tamriel no jogo The Elder Scrolls V: Skyrim, lançado em 2011 e um sucesso absoluto de críticas e vendas. Entretanto, para os jogadores mais novos, um detalhe passou despercebido: como o game é mais conhecido só como Skyrim, muitos não atentaram que ele é o quinto título de uma saga.
Antes dele, vieram Daggerfall,Morrowind e Oblivion, todos passados em regiões de Tamriel diferentes de Skyrim (que fica ao norte do continente fictício). Esses neófitos poderão conhecer o mundo de fantasia em sua plenitude com o novo lançamento da Bethesda para os consoles, The Elder Scrolls Online.
A proposta é simples: “se todo mundo ficou impressionado com o universo de Skyrim e a liberdade de escolhas que o jogo dá, que tal fazer logo um RPG online disso, em que o jogador pode criar seu personagem, interagir com outros e montar sua própria história?”. O jogo é um MMORPG, nos moldes de World of Warcraft, por exemplo, mas com gráficos melhores, mesmo sistema de batalha e evolução da série Elder Scrolls e – o melhor – sem a necessidade de pagamento de mensalidade.
A versão para PC foi lançada em janeiro deste ano, mas só agora o game chegou para Xbox One e Playstation 4, na versão Tamriel Unlimited. A trama se passa mil anos antes de Skyrim, mas se relaciona diretamente aos acontecimentos políticos da saga. A possibilidade de customização do personagem é grande, com opções de eleger raça, classe e aparência em centenas de combinações. É possível escolher também um posicionamento entre as alianças que estão em confronto no jogo, o que coloca você ao lado ou em confronto com os outros jogadores.