Revelado

Site revela motivo por trás do bloqueio do WhatsApp

Gizmodo alega ter tido acesso a documento enviado à operadoras de celular

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/12/2015 às 8:10
Foto: Reprodução
Gizmodo alega ter tido acesso a documento enviado à operadoras de celular - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

WhatsApp teve operações bloqueadas no Brasil por não ter quebrado o sigilo de sua rede para fornecer informações a uma investigação criminal que acontece em segredo de Justiça em São Bernardo do Campo, é o que revelou o site de tecnologia Gizmodo. 

De acordo com um documento obtido site, a origem do documento vem do Grupo de Combate às Facções Criminosas (GCF). No documento enviado as operadoras, a ordem pede que elas bloqueiem acesso a domínios e subdomínios do WhatsApp, e também façam tudo o que “for necessário para a suspensão do tráfego de informações, coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registro de dados pessoais ou de comunicações entre usuários da rede”.

A decisão do Supremo se deu por excesso de prazo. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, a polícia pediu ao Facebook que é dono do WhatsApp, para quebrar o sigilo de investigados, mas não obteve resposta.  Após notificação, que também não foi respondida. Houve uma nova notificação, acompanhada de uma multa pelo não pronunciamento e aí sim o bloqueio.

O fundador do Facebook e atual dono do aplicativo, Mark Zuckerberg, criticou o bloqueio na manhã desta quinta-feira (17). Na publicação, em seu perfil no Facebook, ele disse que está trabalhando duro para reverter a situação e que "este é um dia triste para o país".

Últimas notícias