Entre as mensagens mais assustadoras que um usuário de internet pode receber pelo celular certamente está a seguinte: "Seu pacote de dados chegou ao fim". Essa, inclusive, é uma realidade de oito em cada dez brasileiros, segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey 2017, encomendada pela empresa Deloitte, que ouviu 2 mil entrevistados no Brasil.
Outros dados do estudo mostram que 51% dos consultados têm pacotes com menos de 3GB de capacidade, enquanto 20% nem tomam conhecimento do tamanho do pacote que possuem.
Por outro lado, 60% das pessoas buscam maneiras de reduzir ou limitar o uso de seus aparelhos, enquanto, entre os casais, 56% acreditam que o parceiro utiliza excessivamente o celular.
A pesquisa liga o alerta para o descontrole no consumo dos mobiles por parte dos usuários. Em entrevista ao Metrópoles, a psiquiatra Mila Santiago explicou que esse excesso pode causar problemas de saúde. "É raro que o paciente procure o médico por conta própria. Quando as pessoas se queixam de insônia, irritação, depressão e mudança de hábitos, geralmente estão associados ao uso de smartphones, redes sociais ou jogos eletrônicos", declarou.
Jovens
A especialista comenta ainda os males que esse distúrbio pode causar entre os mais novos. Na pesquisa, 45% dos entrevistados entre 18 e 24 anos afirmaram conferir notificações no meio da noite. "Jovens de até 18 anos podem sofrer com perda de estatura, pois dormir mal devido ao uso das tecnologias prejudica as atividades dos hormônios de crescimento [GH]", finalizou a psiquiatra.