CONTEÚDO

Facebook anuncia novidades para valorizar vídeos na plataforma

A rede social publicou também recomendações para os produtores de conteúdo, dando dicas de como melhorar o alcance e engajamento dos vídeos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/05/2019 às 11:59
Foto: AFP
A rede social publicou também recomendações para os produtores de conteúdo, dando dicas de como melhorar o alcance e engajamento dos vídeos - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A partir do dia 22 de maio, o Facebook lançará uma série de novidades para valorizar a produção e distribuição de vídeos através da plataforma. Entre as otimizações anunciadas estão a priorização de conteúdo original, vídeos mais longos - com duração maior que três minutos - e conteúdo considerado de "alta qualidade" e que "faz os usuários voltarem semana a semana para assistir mais.

A rede social fundada pelo americano Mark Zuckeberg divulgou também algumas recomendações para produtores de conteúdo, como um manual de "boas práticas". Primeiramente, o Facebook recomenda que os usuários que forem produzir vídeos não foquem em vídeos curtos, e sim que invistam mais em enredos e ganchos. "Nosso sistema de classificação prioriza vídeos de 3 minutos ou mais e engaja os usuários por mais tempo, pois descobrimos que os usuários obtêm mais valor de vídeos mais longos que têm boa abertura, conteúdo e ritmo", diz o anúncio oficial.

O uso de títulos, descrições ou ds_matia_palvr de vídeo confusos ou enganosos é citado pela plataforma como algo negativo e suscetível a "punições" em termos de distribuição, diminuindo o alcance da postagem. O uso de click-baits e do chamado engajamento artificial, como pedido de votos através de reações ou curtidas ou pedidos de comentários, também entram na "lista negra" do Facebook, além de vídeos feitos apenas a partir de imagens estáticas, semelhante a uma apresentação de slides.

Últimas notícias