
A Prefeitura de São Paulo assinou um protocolo de intenções com concessionária de energia AES Eletropaulo e a montadora de veículos Nissan para avaliar a possibilidade da adoção de carros elétricos na frota oficial da capital paulista. O grupo deverá apontar endereços da cidade onde poderiam ser instalados postos de abastecimento dos carros elétricos. O levantamento, porém, não tem data para ficar pronto. O documento foi assinado durante a quarta edição da Cúpula C40 nessa quarta-feira (1°), reunião de metrópoles para debate das mudanças climáticas, que começou ontem em São Paulo e será encerrada amanhã.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, dalia a possibilidade de utilizar a tecnologia nos veículos oficiais utilizados pelos secretários municipais. Atualmente, a Secretaria Municipal dos Transportes está finalizando uma licitação que prevê a aquisição de 40 a 50 carros elétricos.
A montadora japonesa colocou à disposição no evento dez carros elétricos Nissan Leaf, que estão sendo utilizados para o transporte de alguns prefeitos que participam da C40. Lançado em dezembro de 2010, o Nissan Leaf é comercializado no Japão, Estados Unidos e alguns países da Europa. Nos Estados Unidos, o carro custa US$ 25.280, preço que já contabiliza os incentivos do governo.