ON-LINE

Veículos estão cada vez mais conectados

Indústria automobilística aproveita feira de tecnologia para mostrar serviços acessíveis no carro através da internet

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 29/01/2015 às 14:08
Fernando Castilho/ JC
Indústria automobilística aproveita feira de tecnologia para mostrar serviços acessíveis no carro através da internet - FOTO: Fernando Castilho/ JC
Leitura:

LOS ANGELES (EUA) - Imagine uma feira de automóveis, ocupando os dois pavilhões do Centro de Convenções de Pernambuco, onde não existe um modelo sequer de carro para vender e ninguém está no estande para falar de motorização ou câmbio de seis marchas. Uma feira onde a conversa é sobre automação, acesso a serviços disponíveis no veículo via internet e controle remoto para estacionar.

Pois essa feira aconteceu na primeira semana de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, como parte do Consumer Eletronics Shows (CES) a maior feira de tecnologia do mundo, com mais de 2 mil empresas expositoras e onde a automação nos carros passou a ocupar um pavilhão inteiro, com mais de 20 mil metros quadrados, contando com a presença das grandes empresas apresentando o que seus veículos já oferecem de comodidades acessíveis via internet.

O tema deste ano da CES foi “Internet das coisas”. Mas no Pavilhão Norte bem que poderia se chamar “Internet dos carros”. A terra das limusines nunca viu tanto veículo incrementado. Como sempre acontece nas feiras, também tinha em exposição aquelas garotas bonitas abrindo a porta para o sujeito fazer teste drive em modelos concept.

MARCAS

Estavam ali fabricantes como Mazda, Mercedes Bens, FCA, Hyundai, Ford, Toyota, Volkswagen e Audi of Américas, para citar as gigantes. A BMW estava no estande da Samsung, mostrando seus modelos elétricos que em breve poderão ser estacionados através de comandos acionados em um relógio de pulso.

A Hyundai levou seu modelo híbrido, um protótipo movido a energia elétrica e hidrogênio, que embarca toda a tecnologia disponível pela empresa em seus carros com acessos pela internet. E a Chrysler-Jeep aproveitou para mostrar sua plataforma de serviços de acessos remoto junto a suas parceiras de som automotivo. 

O interessante desse lado da feira é que todos os grandes fabricantes mundiais de som para automóveis estavam representados. JVC-Kenwood, TRW, Onstar, Denso, Delphi e Mitek foram mostrar o que pode ser embarcado no carro e controlado remotamente, seja via Bluetooth, seja via comando de voz.

Na parte do pavilhão das pequenas empresas, ou das que ainda não se tornaram globais, estavam mais de 200 companhias que ofereciam de autofalantes a sistemas de controle de segurança, sistemas de LED com acesso as grandes companhias de entretenimento e, é claro, serviços de informação como GPS, conexão com pequenos Drones e até mapas interativos capazes de, pela internet, identificar serviços disponíveis muito além dos que o Google Maps ou qualquer outro sistema de GPS pode oferecer nos dias de hoje.

Este ano a presença automotiva foi grande e para 2016 a feira já reserva uma área ainda maior, com a presença de praticamente todas as gigantes do setor automobilístico que estão interessadas em apresentar-se ao mundo como inovadoras e até revolucionárias em termos de tecnologia. A ideia é facilitar não apenas a condução, através de sistemas autônomos ou semi-autônomos que ajudam a guiar o carro, mas ainda oferecer opções de entretenimento a bordo. Nesta feira os carros são importantes, mas atuam como coadjuvantes. 

* O repórter viajou a convite da Samsung


Últimas notícias