veículos

Em época de combustível caro, veja dicas para economizar

Segundo especialistas, o componente que mais influencia no consumo de combustível está entre o volante e o banco do carro. É o motorista

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/02/2015 às 7:28
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Não adianta chorar sobre a gasolina derramada. O aumento no preço dos combustíveis foi o maior dos últimos meses. Desde o último sábado, a gasolina está mais cara, chegando a custar R$ 3,29 em alguns postos da Região Metropolitana do Recife. Um aumento de cerca de R$ 0,60 por litro. Para quem não pode deixar o carro em casa, a saída para compensar o aumento pode estar em dirigir com a preocupação de diminuir o consumo. Isso pode render uma economia de até 20%, dizem os especialistas.

Infográfico

Dicas para economizar combustível

Alexandre Costa, diretor da Alpha Consultoria Automotiva, afirma que o componente que mais influencia no consumo de combustível está entre o volante e o banco do carro. É o motorista. “Tudo vai depender da maneira como ele dirige e se mantém a manutenção do carro em dia”, diz Costa.

O consultor afirma ainda que não há milagres. As fábricas estão sempre investindo para criar componentes mais leves e motores mais eficientes, tudo para ganhar mais na autonomia do veículo. “Aí vem o motorista descuidado e não calibra os pneus uma vez por semana, ou então calibra os pneus mas não faz o alinhamento das rodas no prazo certo, o que também faz aumentar o consumo”. Rodas desalinhadas aumentam o atrito do pneus com o asfalto, sentencia o consultor. Para Costa, o ganho de economia será maior tanto maior forem os erros corrigidos na maneira de conduzir e de cuidar do veículo.

TECNOLOGIA - Os carros mais modernos trazem alguns instrumentos que ajudam na tarefa de poupar combustível. Eles praticamente “ensinam” o motorista a guiar da maneira correta. Um desses equipamentos é o indicador de troca de marchas, presente em alguns carros populares atuais, como os da linha Renault e Volkswagen. Nesses dispositivos, uma luzinha acende no painel, cada vez que o motor chega ao giro ideal para troca da marcha. “Toda marcha tem uma faixa correta de rotação para utilização”, ensina Alexandre Costa. Acelerar muito em uma marcha curta demais, como a primeira ou a segunda, é desperdício na certa.

Outra dica que os motoristas podem seguir é planejar um roteiro mais flexível antes de sair de casa, evitando avenidas com histórico de engarrafamentos. Pode ainda evitar ficar parado com motor ligado por mais de dois minutos. Nesse caso, é melhor desligar o carro e ligar novamente quando o trânsito começar a fluir. É exatamente isto o que faz de forma automática o sistema start-stop, presente em poucos modelos de veículos. Veja, a seguir, mais dicas que vão ajudar a diminuir as idas ao posto de gasolina.

Últimas notícias