DESAFIO

Shell Eco-marathon Americas abre inscrições para a décima edição da competição

Maior disputa estudantil de eficiência energética será realizada em Detroit,nos Estados Unidos, em abril do próximo ano

Da editoria de Veículos
Cadastrado por
Da editoria de Veículos
Publicado em 01/09/2015 às 8:15
Divulgação
Maior disputa estudantil de eficiência energética será realizada em Detroit,nos Estados Unidos, em abril do próximo ano - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Shell Eco-marathon Americas acaba de abrir inscrições para alunos do Ensino Médio e universitários que queiram participar da edição de 2016 da corrida promovida pela companhia anglo-holandesa. Completando 10 anos de existência, a competição será realizada em Detroit (EUA), considerado o berço da indústria automobilística, entre os dias 22 e 24 de abril do próximo ano, quando reunirá competidores vindos de diferentes países das Américas.
 
O desafio para os estudantes continua: projetar e construir um veículo que consiga ir o mais longe possível utilizando a menor quantidade de energia. As equipes estudantis visam bater o atual recorde da etapa Américas da competição: percorrer aproximadamente 1.250 quilômetros por litro de gasolina, equivalente à distância entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

As inscrições podem ser feitas até 16 de novembro pelo site www.shell.com/semamericas, onde também estão disponíveis informações sobre as exigências da classe de veículos, regras oficiais e premiações.

Em abril deste ano, o time da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) garantiu a segunda colocação para o Brasil na categoria “Combustível Alternativo”. Já a equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, recebeu o “Prêmio Perseverança”.

Na edição de 2014, o time da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), de Minas Gerais, conquistou o terceiro lugar na categoria “Protótipo e Bateria Elétrica” com o projeto EcoVeículo e a marca de 264,44 quilômetros percorridos por kilowatt/hora – o que equivale a percorrer a distância entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) com uma única bateria.


Últimas notícias