Condução

Confira algumas dicas para economizar combustível

Calibrar os pneus é uma das dicas mais importantes

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/03/2016 às 12:46
Divulgação
Calibrar os pneus é uma das dicas mais importantes - FOTO: Divulgação
Leitura:

Em tempos de crise econômica e com o preço da gasolina nas alturas (beirando os R$ 4), qualquer ajuda para economizar combustível é bem-vinda. E a reportagem do  foi à rua para trazer dicas importantes para dar aquela mãozinha para o motorista gastar menos. A regra vale para qualquer tipo de combustível: etanol, gasolina ou diesel. Se o modelo do carro for beberrão, não tem jeito. Vai gastar mesmo, mas o próprio condutor é responsável, muitas vezes, pelo consumo excessivo. Tudo depende da maneira como ele dirige. Se ele adotar algumas precauções pode evitar o desperdício.

Se o dono do veículo é daquele que dirige pisando fundo no acelerador, não calibra os pneus, preferir rodar com vidros abertos em alta velocidade e oscila bastante freadas bruscas e coma aceleradas vai contribuir para o veículo se tornar um beberrão. Mecânicos experientes dizem que as recomendações variam de acordo com a situação em que o condutor estiver trafegando: vias de alto fluxo, avenidas com retenções ou estradas. Mas tem uma que vale para qualquer situação. Os pneus são imprescindíveis para quem busca gastar pouco. Se eles estiverem descalibrados irão ajudar a consumir mais do que se imagina. “É bom manter a calibragem dos pneus a cada 15 dias. Ela pode interferir diretamente nessa relação e aumentar o consumo em até 20%”, conta Edgar Paulino, gerente da oficina Auto Vip, tradicional centro automotivo de Olinda.

Não é a única causa. Existem vícios ao volante que são vilões para o consumo. O anda e para dos congestionamentos faz o veículo consumir mais combustível. Por isso, ao se aproximar de um semáforo, diminua a velocidade e vá parando aos poucos se ele estiver fechado. Isso ajuda a evitar que o carro pare por completo. Nas saídas ele vai consumir mais. Em situações de rodovias, quando muitos condutores andam mais rápido, o recomendado é não andar com os vidros abertos se o veículo estiver acima dos 80 km/h. A explicação é que a partir daí o ar começa a entrar com mais força aumentando a pressão aerodinâmica do automóvel, fazendo com que ele consuma mais combustível porque exige mais força do motor. Nesta situação o consumo pode ser até 10% maior. Com os vidros fechados o vento não entrará e não vai afetar no rendimento. 

E o ar-condicionado? Considerado um vilão no consumo. Os especialistas dizem que o ar realmente faz o carro consumir mais. No entanto, lembre-se que você está numa cidade com alto índice de calor como o Recife e o ar do carro acaba tornando-se indispensável. É possível andar com ar ligado sem consumir tanto. Basta o motorista pisar menos no acelerador e respeitar o tempo de troca da marcha. Em alguns carros, o momento exato é indicado no painel. Em outros, o ronco do motor serve como termômetro. Apesar desses lembretes, os especialistas são unânimes em dizer que o mais importante para garantir a economia de combustível é fazer todas as revisões do carro e no período correto.

Últimas notícias