SOCIAL

Projeto da Ford melhora mobilidade em áreas remotas

Interligando picapes e motocicletas através de GPS projeto ampliou cobertura médica em regiões pobres da África

Da editoria de Veículos
Cadastrado por
Da editoria de Veículos
Publicado em 16/05/2016 às 17:46
Divulgação
Interligando picapes e motocicletas através de GPS projeto ampliou cobertura médica em regiões pobres da África - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Ford, por intermédio do seu programa Ford Smart Mobility, está apoiando uma iniciativa pioneira de mobilidade na República da Gâmbia que visa a prestar serviços médicos nas regiões mais remotas do continente africano. Trata-se de um projeto-piloto que com a ajuda da tecnologia OpenXC, plataforma de código aberto que coleta dados dos veículos por sensores e GPS, integra o uso de picapes Ranger ao grupo Motociclistas pela Saúde, uma organização comunitária formada por médicos e enfermeiros que atua nas regiões mais pobres da África.

A Ford doou picapes Ranger para o grupo e equipou também 50 motos da instituição com a plataforma OpenXC. As informações transmitidas via Bluetooth para um aplicativo de celular permitem conhecer rotas, clima, terreno, velocidade, consumo e pontos de abastecimento de combustível para otimizar o uso da frota. As picapes atuam como ponto de apoio, enquanto as motos chegam a comunidades antes só acessadas a pé ou no máximo por bicicletas.

Os Motociclistas pela Saúde visitam comunidades do país em locais isolados onde, muitas vezes, são a única assistência de saúde disponível para gestantes, crianças e doentes em geral. “Para nós, a mobilidade significa mais do que movimentar pessoas, não importa o meio de transporte”, diz Arthur Zysky, pesquisador da Ford que lidera o programa.

Apoiando a mobilidade em diferentes modos, a Ford está comprometida em usar a tecnologia para gerar mudanças reais. “O conhecimento adquirido com um projeto como este também poderá ser aplicado em outros meios de transporte e regiões do mundo para ajudar a aumentar a eficiência dos serviços públicos e da mobilidade rural e urbana”, ressalta o especialista.

Últimas notícias