Segurança

Conheça os dispositivos de segurança que ajudam no trânsito

Dispositivos como alerta de mudança de faixa evitam acidentes

Sílvio Menezes
Cadastrado por
Sílvio Menezes
Publicado em 05/02/2017 às 8:51
Divulgação
Dispositivos como alerta de mudança de faixa evitam acidentes - FOTO: Divulgação
Leitura:

Quando o assunto é segurança nos automóveis, o Brasil ainda está bem atrás do padrão estabelecido em mercados como Estados Unidos, Europa e Japão. Felizmente, com a adoção da obrigatoriedade de ABS e airbags frontais, a partir de 2014, parte dessa defasagem foi superada.

As montadoras têm trabalhado cada vez mais para que os carros saiam com diversos equipamentos de assistência à condução, que são aqueles dispositivos que alertam os motoristas sobre algum risco no trânsito. Modelos mais enxutos já saem de fábrica com alguns desse itens e não é preciso mais comprar um carro de luxo para se sentir seguro ao volante. Esses alertas podem ser sonoros, visuais ou até mesmo por vibração. 

FUNCIONAMENTO

O Cesvi, Centro de Experimentação e Segurança Viária, entidade brasileira dedicada a estudos sobre reparação de veículos e segurança, alerta para que nem todos os condutores sabem como eles funcionam nem a sua finalidade. As estatísticas de trânsito demonstram que boa parte dos acidentes é causada por imprudência ou desatenção do condutor.

O que pode ser evitado caso ele tenha o conhecimento dos dispositivos de segurança que são equipados em seu veículo. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), ligado ao Departamento de Trânsito dos Estados Unidos, 93% dos acidentes são causados por erros do motoristas. 

Fonte: Cesvi                       

ALERTAS

Um deles é o alerta de mudança de faixa, sistema que detecta quando o condutor sai de sua faixa de rolagem sem indicar. Pode ter aviso sonoro e visual através de luzes no painel, ou até mesmo vibração no volante. O alerta de ponto cego apresenta através de um ponto luminoso localizado no retrovisor, os veículos que estão na área de ponto cego do condutor.

Outro sistema interessante mas que ainda é restrito a carros com valor mais alto é o controle adaptativo de cruzeiro. É um elemento de segurança que complementa o limitador de velocidade. Permite ao motorista manter uma distância do carro da frente evitando colisões, podendo ainda frear o carro sem a intervenção do motorista. 

Últimas notícias