SERVIÇO

Como cuidar do carro no inverno

Manutenção específica para os dias mais frios e chuvosos do inverno ajuda a evitar problemas no carro

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 25/06/2017 às 15:06
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

O inverno começou oficialmente há quatro dias. No litoral e Zona da Mata do Estado isto significa pancadas de chuvas a qualquer hora do dia e no Agreste e Sertão temperaturas mais frias, principalmente no início da manhã. Existe uma manutenção específica para o carro enfrentar melhor os dias de inverno. Verificar o estado de conservação e o funcionamento de alguns equipamentos como palhetas do limpador do para-brisas e a bateria ajudam o motorista a evitar contratempos.

INVERNO

Essa atenção especial aos componentes do carro pode fazer a diferença tanto para a parte mecânica como elétrica. No inverno, os problemas podem começar ao tentar dar a partida no carro. Se a bateria demora a responder ou o número de tentativas para ligar o motor ultrapassa três vezes, é motivo para se preocupar. A persistência em tentar fazer o veículo pegar pode provocar a descarga mais rápida da bateria, pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas e, como consequência, há mais trocas do item pelo desgaste provocado pelas tentativas de partida até o motor funcionar.

Infográfico

Carro inverno

Outra dica importante é verificar o estado das palhetas dos limpadores de para-brisa. Se a borracha das palhetas estiverem ressecadas ou rasgadas elas não vão cumprir a função delas que é esgotar a água da chuva que se acumula sobre o para-brisa para melhorar a visão de quem dirige. O custo para substituição das palhetas é baixo mas poucos motoristas lembram de verificar e substituir essa peça antes que elas causem danos como riscos no para-brisa. Outro equipamento que deve estar pronto para o inverno é o ar-condicionado. Isto mesmo, acostume-se a usá-lo no inverno. Ele ajuda a manter os vidros desembaçados, principalmente sob chuva forte.

Últimas notícias