TELEVISÃO

Debates neste turno estão condenados ao fracasso

Nunca a realização de debates, especialmente no primeiro turno das eleições, se tornou tão desinteressante ou foi tão questionada como agora

Flávio Ricco
Cadastrado por
Flávio Ricco
Publicado em 12/08/2022 às 0:05
DIVULGAÇÃO
Debate na Band - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Depois da Band, domingo passado, existem outros vários debates programados para a televisão nesses próximos tempos.

Vale lembrar que, no caso de todas e como é imprescindível acontecer, o mediador escolhido tem que ser alguém aparentemente imparcial. Ou que, em nenhuma ocasião, tenha exposto publicamente a sua posição política.

Muito menos ainda, histórico de militância. Aí, realmente, sempre vai ficar bem esquisito. E, vamos combinar que, do jeito que as coisas estão, está até bem complicado encontrar.

No entanto, nunca a realização de debates, especialmente no primeiro turno das eleições, se tornou tão desinteressante ou foi tão questionada como agora, após as suas últimas realizações, entre eleições passadas e as de agora.

Ninguém quer queimar o filme na largada.

O modelo está desgastado e permite que todos se conduzam de acordo com estratégias pré-estabelecidas, fugindo do corpo-a-corpo. O enfrentamento é visivelmente evitado, muito com o uso de respostas que, na grande maioria das vezes, nada têm a ver com as perguntas. A famosa malufada.

O melhor mesmo é deixar para o segundo, na hora do vale-tudo, e neste primeiro se limitar às entrevistas ou sabatinas, que podem ser muito mais proveitosas para todos.

Tá complicado

Na parte que toca o debate presidencial, ninguém até agora tem a confirmação dos dois candidatos que aparecem melhor nas pesquisas.

E nem mesmo de um deles, isoladamente. Até que ponto o público terá interesse em assistir aos outros?

Vai primeiro...

Em todo esse panorama, a Band que sempre faz questão de ser a primeira a realizar o debate, estará prestando um enorme serviço para as demais.

Havendo o fracasso de Lula e Bolsonaro ou até se um dos dois não aparecer, vai dar tempo para SBT e Rede TV! cancelarem os seus.

Fila da Globo

A Globo tem estabelecido que, depois de Pantanal, na faixa das 21h, será a vez de Travessia, da Glória Perez.

E que depois dela virá um outro trabalho de Walcyr Carrasco, Terra Vermelha. Sinopse aprovada e tudo bonitinho.

Confusão

O que chama atenção é que ainda não há uma definição de quem entrará depois do Walcyr.

Existe, inclusive, um enorme esforço em se definir isso o mais rápido possível.

Cinema

Em A Viagem de Pedro, o primeiro longa-metragem histórico da cineasta Laís Bodanzky, Cauã Reymond interpreta Dom Pedro I .

O filme aborda a vida privada do ex-imperador, quando foge para Portugal em 1831, escapando de ser apedrejado por brasileiros. Lançamento no dia 1º de setembro.

Comentários

Últimas notícias