Carreiras e Mercado de Trabalho

Fazer um MBA pode ajudar na carreira, mas não garante promoção ou um novo emprego

O mundo passa por transformações rápidas e disruptivas e estar preparado para o novo é necessário para quem quer se manter atualizado e atuante

Imagem do autor
Cadastrado por

Felippe Pessoa

Publicado em 10/05/2021 às 8:10
Notícia
X

Estudar, estudar e estudar. Esse deve ser o mantra de qualquer profissional ativo no mercado de trabalho. O mundo passa por transformações rápidas e disruptivas e estar preparado para o novo é necessário para quem quer se manter atualizado e atuante. Foi-se o tempo em que o curso superior era um diferencial; por isso, os cursos de pós-graduação, especialmente os MBAs, se consolidaram e se tornaram uma excelente alternativa para se desenvolver e continuar estudando.

Mas afinal, o que significa MBA? O Master in Business Administration é um curso lato sensu, ou seja, uma pós-graduação que pode ser feita por qualquer pessoa com curso superior completo. Os MBAs são comuns em áreas de gestão e negócios, o que amplia o leque de conhecimentos práticos sobre o mercado. Esses cursos permitem que o profissional se especialize em sua área de atuação de maneira prática, com professores experientes na área, muitos deles executivos de grandes empresas. O MBA acaba sendo uma forma de se aprofundar em determinada área de interesse como RH, Marketing, Finanças e Gestão de Negócios, por exemplo.

Nos últimos anos, o mercado teve um verdadeiro boom de MBAs e a oferta desse tipo de curso tornou-se volumosa e diversa. Sendo assim, é importante ficar alerta e, antes de procurar um MBA, é preciso definir seus interesses e entender como ele vai ajudar na construção da sua carreira. Para isso, observe alguns fatores antes de decidir com qual seguir:

  • Networking

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens de fazer um MBA é a troca de conhecimentos e a rede de relacionamentos. Os MBA’s se propõem a formar líderes, ou seja, profissionais que identificam e preparam outros profissionais para o futuro.

Por isso, use o MBA para estreitar relações com colegas e professores. Essa é uma excelente oportunidade para conhecer o mercado e seus profissionais.

  • Reconhecimento

Com a grande oferta de cursos no mercado, busque referências dos mais reconhecidos em cada área. Converse com amigos que já fizeram o curso para entender o foco e saber se é isso mesmo que você busca.

Visite as instalações e estude a carreira dos professores. Eles podem ser uma grande referência do que você quer ser.

  • Alavancar a carreira

Um MBA deve alavancar sua carreira. Afinal, é para isso que você está investindo seu tempo e dinheiro.

Por isso, busque um curso com disciplinas alinhadas a seu dia a dia no trabalho e que vão te levar para outro patamar na empresa em que trabalha ou em uma outra oportunidade.

  • Conhecimento prático

A abordagem dos MBA’s deve ser prática, ajudando no desenvolvimento de habilidades e competências. Um bom curso ajuda o aluno a se capacitar e aprofundar os conhecimentos em determinada área de atuação. Quem faz um MBA deve sair atualizado e com conhecimento profundo em determinada matéria.

Investigue se seu MBA tem esse olhar prático, com estudos de casos e aplicação a realidade do mercado. Quem quer um curso mais acadêmico deve partir para um mestrado.

  • Custo x benefício

Tem para todos os bolsos. É bem verdade que existem cursos caríssimos, justificados por estruturas físicas sofisticadas, professores renomados e títulos internacionais. Mas existem opções que cabem no bolso. Estudar é um investimento pra vida. Por isso, inclua no seu orçamento e vá em frente.

Uma questão que muitos profissionais se fazem em relação ao MBA é: será que isso me garante um emprego ou uma promoção? Será que fazer um MBA é certeza de que vou me recolocar ou conseguir um emprego melhor? Infelizmente, a resposta é não. Garantir não garante, mas que pode ajudar, pode. E muito.

No Brasil, o salário de quem faz um MBA chega a subir 14%; e 39% dos alunos conseguem uma promoção em seus trabalhos. Esses números fazem parte de uma pesquisa da associação de escolas de negócios Executive MBA Council e mostram que, apesar de não ser uma garantia de promoção ou conquista de um emprego, o estudo é um caminho importante para o crescimento profissional.

Por isso e, mais do que nunca, se manter atualizado e buscar novos conhecimentos e relacionamentos com profissionais qualificados é importante e um diferencial na construção de uma carreira. Se você já é formado e percebe que pode aprender mais; ou se você não quer parar de estudar, vá em frente. O MBA é um excelente caminho para sua constante evolução.

Tags

Autor