Carreiras e Mercado de Trabalho

O ano novo está chegando e algumas áreas serão mais demandadas em 2022. Saiba quais são

Essas tendências são a fotografia das mudanças e indicam os novos rumos que o mercado está tomando

Felippe Pessoa
Felippe Pessoa
Publicado em 13/12/2021 às 7:11
Ronald Candonga/Pixabay
"Para que ações sejam tomadas em benefício de um bom clima organizacional, é necessário avaliá-lo através de pesquisa" - FOTO: Ronald Candonga/Pixabay
Leitura:

Parece mentira, mas não é. Estamos em dezembro e 2021 está chegando ao fim. Foi um ano diferente, cheio de desafios para as empresas e os profissionais. A consolidação do home office como uma prática de mercado, a queda das barreiras geográficas para o trabalho e a área de tecnologia mostrando que é a mais disputada. Com tantas mudanças, os altos e baixos em algumas profissões são inevitáveis. E para quem está entrando no mercado ou pensando em mudar de carreira, é importante saber os novos rumos e quais profissões estarão em alta no ano novo.

De acordo com o Guia Salarial 2022 divulgado pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half, existem oportunidades para todas as áreas: Engenharia, Finanças e Contabilidade, Jurídico, Mercado Financeiro, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia e Vendas e Marketing. Naturalmente, algumas estarão em maior evidência, mas existem, sim, profissões interessantes em todas elas. Algumas profissões inusitadas também deverão crescer, como Piloto de drone e Engenheiro de georreferenciamento. Mas, se tem algo realmente relevante e em destaque em toda e qualquer profissão são as soft skills, ou as competências comportamentais. Ainda segundo a pesquisa, os olhos dos contratantes estarão voltados para Comunicação, Adaptabilidade, Flexibilidade, Perfil Analítico, Visão Estratégica e Visão de negócio.

Sobre as profissões, a área de Tecnologia domina toda e qualquer lista. O mercado está de fato sedento por profissionais capacitados em desenvolvimento e áreas correlatas. No Porto Digital do Recife existem milhares de vagas em aberto esperando profissionais qualificados para abraçá-las. Mas, o problema é mais estrutural do que situacional; as universidades ainda não formam a quantidade de profissionais demandada pelo mercado. Um típico problema de demanda x oferta. Por isso, se a ideia é buscar uma nova carreira e você de identifica com a área, foque em TI. As principais profissões para quem busca esse mercado são Desenvolvedor front-end, Coordenador de segurança da informação, Desenvolvedor Full Stack (pleno e sênior), Arquiteto de soluções, Tech Lead e Analistas de testes. Para essas áreas, o salário pode chegar a R$ 20mil.

Mas, nem só de tecnologia vive o mercado. Por isso, outras posições devem estar em alta em 2022. Com o aumento de operações de fusões e aquisições e o foco das empresas na redução de custos, as posições de Analista de M&A, Analista de Relação com Investidores e Controller estão em alta na área financeira. Outro setor muito aquecido nos últimos dois anos é o de e-commerce. Por isso, quem trabalha com marketing digital, costumer experience e e-commerce está bem cotado e pode alçar remunerações que chegam a R$ 25 mil, para cargos gerenciais. Já na área jurídica, além da alta da demanda por Advogados especialistas em M&A, os especialistas em LGPD não estão conseguindo suprir a demanda do mercado, com empresas se estruturando para o assunto. Outra profissão que está em destaque é a de Gerente de RH; demorou, mas as empresas perceberam que para manter os funcionários engajados e produtivos é necessário ouvi-los e promover um ambiente de trabalho salutar e de aprendizado contínuo. E, ninguém melhor para promover a cultura e buscar estratégias de retenção do que um bom profissional de recursos humanos.

Essas tendências são a fotografia das mudanças e indicam os novos rumos que o mercado está tomando. Mas, não significa que outras profissões deixarão de existir. Sempre haverá espaço para um bom médico, arquitetos, engenheiros e administradores atentos às novas tendências do mercado. Por isso, o importante é buscar uma carreira que você se identifica e tem aptidão, sem esquecer de avaliar as perspectivas de futuro e as oportunidades de crescimento.

Comentários

Últimas notícias