Coluna Cena Política

Ministro da Saúde, Nelson Teich finalmente deve dar primeira entrevista coletiva nesta quarta-feira

Ele passou a tarde da terça-feira (21) recebendo um treinamento da equipe do Palácio do Planalto sobre como lidar com a imprensa. Ele não tem hábito de dar entrevistas e não sabia como fazer.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 22/04/2020 às 11:20 | Atualizado em 22/04/2020 às 18:14
MARCELLO CASAL /RAGÊNCIA BRASIL
O ministro da Saúde, Nelson Teich, assumiu o cargo no lugar de Luiz Henrique Mandetta - FOTO: MARCELLO CASAL /RAGÊNCIA BRASIL

Nelson Teich, o novo ministro da Saúde, está programado para falar com a imprensa pela primeira vez nesta quarta-feira (22). Será a primeira entrevista coletiva, a primeira vez em que ele responderá perguntas dos jornalistas.

Na terça-feira (21), o ministro passou a tarde fazendo um treinamento com equipes do Palácio do Planalto para aprender a lidar com a imprensa. Ele não está acostumado a dar entrevistas, ele não sabe dar entrevistas.

Durante a maior crise de saúde que o País vive nas últimas décadas, temos um ministro que precisou de um curso rápido de técnicas para responder jornalistas e, finalmente, teremos uma coletiva sobre o vírus que já matou quase duas mil pessoas em dois meses, quase uma semana depois de ele ter assumido.

A entrevista, se confirmada, deve ser no mesmo formato das que eram feitas com o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. Teich tem demonstrado muita dificuldade para entender o funcionamento do monstro que é o SUS, fala o tempo todo em fazer testes para entender o problema, conversa com governadores e vai embora sem apresentar nada concreto, porque ainda está levantando informações.

E, provavelmente, o Exército vai assumir o setor de compras de material e logística, porque ele não entende bem como isso funciona. É bom que o Exército faça isso, porque entende de logística no Brasil como ninguém, não é algo ruim.

Mas preocupa que o titular da pasta esteja tão perdido ainda. É bom que ele saiba o que dizer nesta primeira coletiva. O País precisa de informações confiáveis e precisa de lideranças confiáveis para planejar o presente e o futuro.

Até uma esperada reabertura econômica necessitará de alguém confiável amparado pela ciência para indicar o caminho.

É bom que os treinamentos tenham acabado.

Comentários

Últimas notícias