coronavírus nas ruas

Afinal, pode ou não pode correr na rua durante o isolamento por conta do coronavírus?

Pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven aponta distâncias ideais para cada tipo de atividade física

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 22/04/2020 às 10:10 | Atualizado em 24/04/2020 às 10:07
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Parques continuam fechados mesmo após fim do isolamento rígido - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Parques, calçadões e a praia de Boa Viagem estão fechados até 30 de abril por causa da pandemia do coronavírus. O decreto do governo de Pernambuco, ampliado na semana passada, pretende evitar aglomerações de pessoas nessas áreas, geralmente procuradas para realizar atividades físicas, especialmente a corrida. Se não pode correr nos parques nem nos calçadões, alguns atletas estão nas ruas. Sobre o assunto, uma pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, apontou as distâncias ideias para cada tipo de exercício.

>> Ritbox é opção de exercício para fazer em casa durante isolamento

>> Campeonatos de crossfit libera wods para fazer em casa

>> Coronavírus: idoso diz que se sente vivo após completar desafio de correr 100km em casa

De acordo com o Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é manter o distanciamento de pelo menos 2 metros para evitar a contaminação. Mas no caso de atividade física, qual a melhor estratégia? Um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, constatou que a distância mínima de 2 metros só é válida para corpos parados. Quando há movimento é necessário distância de pelo menos 4 metros para caminhadas e 10 metros para corridas e passeios de bicicleta leves ou moderadas. 

A pesquisa revela que durante atividades intensas as gotículas de saliva são liberadas na mesma direção que o corredor ou ciclista está se movimentando. Então, além de manter o distanciamento social, é recomendado não seguir o mesmo fluxo, evitando ficar atrás e permanecendo ao lado. 

Distância recomendada durante atividades

2 metros - sem movimento

4 metros - caminhando

10 metros - corrida leve ou moderada

20 metros - corrida e pedalada intensa 


 

Reprodução/Pesquisa
Gotículas de saliva durante movimento - FOTO:Reprodução/Pesquisa

Comentários

Últimas notícias