coronavírus nas ruas

Afinal, pode ou não pode correr na rua durante o isolamento por conta do coronavírus?

Pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven aponta distâncias ideais para cada tipo de atividade física

Gabriela Máxima
Gabriela Máxima
Publicado em 22/04/2020 às 10:10
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Parques continuam fechados mesmo após fim do isolamento rígido - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

Parques, calçadões e a praia de Boa Viagem estão fechados até 30 de abril por causa da pandemia do coronavírus. O decreto do governo de Pernambuco, ampliado na semana passada, pretende evitar aglomerações de pessoas nessas áreas, geralmente procuradas para realizar atividades físicas, especialmente a corrida. Se não pode correr nos parques nem nos calçadões, alguns atletas estão nas ruas. Sobre o assunto, uma pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, apontou as distâncias ideias para cada tipo de exercício.

>> Ritbox é opção de exercício para fazer em casa durante isolamento

>> Campeonatos de crossfit libera wods para fazer em casa

>> Coronavírus: idoso diz que se sente vivo após completar desafio de correr 100km em casa

De acordo com o Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é manter o distanciamento de pelo menos 2 metros para evitar a contaminação. Mas no caso de atividade física, qual a melhor estratégia? Um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, constatou que a distância mínima de 2 metros só é válida para corpos parados. Quando há movimento é necessário distância de pelo menos 4 metros para caminhadas e 10 metros para corridas e passeios de bicicleta leves ou moderadas. 

A pesquisa revela que durante atividades intensas as gotículas de saliva são liberadas na mesma direção que o corredor ou ciclista está se movimentando. Então, além de manter o distanciamento social, é recomendado não seguir o mesmo fluxo, evitando ficar atrás e permanecendo ao lado. 

Distância recomendada durante atividades

2 metros - sem movimento

4 metros - caminhando

10 metros - corrida leve ou moderada

20 metros - corrida e pedalada intensa 


 

Reprodução/Pesquisa
Gotículas de saliva durante movimento - FOTO:Reprodução/Pesquisa

Comentários

Últimas notícias