Cena Política

Carlos Lupi diz que PDT defende voto impresso auditável há 26 anos, mas quer implantação aos poucos

Dentro do PDT, parte da bancada federal defende a mudança, mas essa defesa perdeu força depois que representantes de 11 siglas se uniram contra a proposta.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 09/07/2021 às 9:27 | Atualizado em 09/07/2021 às 9:33
Análise
X

O presidente nacional do PDT, em entrevista à Rádio Jornal, confirmou que o partido é favorável à mudança no sistema de votação, com implantação do voto impresso auditável, mas que faz isso há 26 anos e não acredita que dê pra fazer em todas as urnas de uma vez.

"Nós defendemos isso desde a época de Leonel Brizola. Mas, agora, não dá pra fazer a mudança em todas as urnas de uma vez. Pode-se fazer essa mudança gradual, mas tem que começar", explicou.

Dentro do PDT, parte da bancada federal defende a mudança, mas essa defesa perdeu força depois que representantes de 11 siglas se uniram contra a proposta. Até Aécio Neves (PSDB), que defendia a mudança, agora diz que é melhor discutir isso depois de 2022.

Hoje, há uma proposta intermediária, que começaria a implantar as impressoras em 3% das urnas já em 2022, como um teste. A questão é que isso já foi feito, em 2002. E os resultados foram péssimos.

Por isso não avançou.

Lupi está em Pernambuco para conversas com o PSB no Recife e no interior.

Na quinta-feira (8), ele almoçou com o prefeito do recife, João Campos (PSB) e com o governador Paulo Câmara (PSB). Em seguida, viajou pelo interior, onde teve conversas no Agreste, em Caruaru.

>>> Paulo Câmara e João Campos dizem que PSB só decidirá se apoiará Lula ou Ciro no primeiro semestre de 2022

Tags

Autor