Cena Política

Eduardo Leite é o candidato a presidente ideal para Raquel Lyra ser candidata ao governo

Ele também era prefeito antes de se tronar governador do Rio Grande do Sul e não era da capital, mas de Pelotas, no interior. Trajetórias podem ser comparadas e ambos podem levantar bandeira da renovação.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 13/08/2021 às 16:51 | Atualizado em 13/08/2021 às 16:53
Análise
X

O jovem governador do Rio Grande do Sul que, hoje, circula pela Capital e pelo interior de Pernambuco, não está para brincadeira quando diz que vai ser candidato a presidente.

Eduardo Leite (PSDB) deu entrevista à emissoras estratégicas no estado, ontem, e demonstrou que pode romper a barreira da distância geográfica com estudo e preparo.

>>> Raquel Lyra disse que podemos contar com ela para a disputa pelo Governo de Pernambuco, diz presidente do PSDB

Antes de pegar o avião e desembarcar por aqui, a equipe de assessoria dele fez cópias de programas de rádio e TV locais. Ele teve acesso a textos com análises e reportagens sobre os principais temas da região. Escutou, leu, assistiu.

Quando chegou, sabia exatamente com quem e sobre o que estava falando. No Passando a Limpo, da Rádio Jornal, foi perguntado sobre a economia do Rio Grande do Sul, deu uma explicação sobre como as coisas funcionam por lá, mas emendou falando sobre Transnordestina, Porto de Suape e até sobre o Arco Metropolitano.

>>> Pré-candidato à presidência, Eduardo Leite desembarca no Recife nesta sexta-feira (13); confira a agenda do tucano

Superficialmente? Não. A entrevista chamou mais atenção porque ele tinha dados e apontou direcionamentos a serem trabalhados para solucionar questões regionais.

Falou de economia, de infraestrutura, falou da necessidade de equilíbrio político.

É surpreendente, ainda mais vindo de alguém que surgiu para o cenário nacional devido à necessidade de um grupo do PSDB ter alguma arma contra João Doria (PSDB), o governador de SP.

Abriram a brecha e ele escancarou a porta sem precisar chutar.

Resta saber se o PSDB terá coragem para apostar em algo novo. Diferente, do que fez nos últimos 20 anos.

Para ser candidato, Eduardo Leite precisa vencer as prévias no partido. João Doria (PSDB) é favorito por ser governador do maior estado do País, mas, em pesquisas nacionais, os dois estão no mesmo patamar.

Doria, mais conhecido, nem ameaça o terceiro colocado Ciro Gomes (PDT), por exemplo.

Em campanha interna, Leite vem aqui encontrar a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que  é a presidente estadual do partido e pode ser candidata ao governo do Estado.

A aproximação acontece num momento em que ela precisa se afirmar como candidata, e ele precisa ficar mais conhecido.

Ambos teriam como comparar trajetórias. Ela é prefeita de uma cidade do interior e quer ser governadora. Ele foi prefeito de Pelotas (e não de Porto Alegre), antes de disputar e vencer a eleição para o governo.

Ambos representam renovação.

No futuro, a ponte desta semana pode ser importante para que o gaúcho tenha um bom palanque no Estado.

Tags

Autor