Cena Política

Não tem foto de sunga que salve: medo de Lula com Eduardo Leite é que a crise faça o brasileiro cansar de receita antiga

A crise econômica é muito ruim para Bolsonaro, mas pode levar a uma ideia de que as receitas antigas não servem mais e Lula é uma receita antiga.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 11/10/2021 às 12:16
Análise
X

Quando Lula (PT) manda aumentar a pressão sobre Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul, tenta ajudar João Doria (PSDB) na prévia dos tucanos.

O motivo: Leite é muito mais competitivo do que Doria e ameaça mais como terceira via do que o governador de São Paulo.

Normalmente, candidatos com alta rejeição, como o ex-presidente, evitam se mostrar preocupados com algum nome, para não "apontar o caminho" aos inimigos.

Dentro do PSDB, a preocupação de Lula com Leite acaba fortalecendo o gaúcho.

Mas, é um risco calculado que o petista decidiu assumir, esperando que os questionamentos locais possam tirar do governador a aura de "salvador que vai livrar o Brasil da polarização política".

Lula sabe que o que vence eleição no Brasil é a formação de uma "onda" e, hoje, o único fato novo que pode gerar uma onda contra ele e contra Bolsonaro, seria Leite.

O governador gaúcho saiu de uma aprovação de 14% em 2019 e entrou em 2021 perto de 40% em alguns levantamentos.

Após o primeiro ano de gestão organizando as contas do estado, que estava quebrado, o esforço  foi reconhecido e transformou o gestor em presidenciável. A pandemia também ajudou.

O discurso dele carrega um combo de juventude, diversidade e bom uso dos recursos públicos, além de não explorar os defeitos de Lula e Bolsonaro, mas a necessidade de o país virar a chave.

Foi o que preocupou o petista.

A crise econômica é muito ruim para o presidente Bolsonaro, mas pode levar a uma ideia de que as receitas antigas não servem mais e Lula, por mais que poste fotos de sunga na praia, é uma receita antiga.

Tags

Autor