Cena Política

Pernambuco foi esquecido na agenda de Lula com o PSB em Pernambuco

A preocupação que cabe aos pernambucanos é tentar encontrar um momento, em toda a agenda "lulo-petista-socialista" na qual se falou sobre os desafios para o estado, sobre os nossos gargalos

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 22/07/2022 às 10:47 | Atualizado em 22/07/2022 às 11:42
Análise
X

A visita de Lula (PT) a Pernambuco foi constrangedora para o PSB. Ouvir vaias e gritos enaltecendo a principal adversária em eventos projetados para evidenciar a força de Danilo Cabral (PSB) é algo que passa longe de ser “bonito”.

Mas, essa é uma preocupação que cabe aos socialistas.

A preocupação que cabe aos pernambucanos é tentar encontrar um momento, em toda a agenda "lulo-petista-socialista" na qual se falou sobre Pernambuco, sobre os desafios para o estado, sobre os nossos gargalos.

Pernambuco e o Recife estão sempre entre os piores resultados quando se fala de desemprego, inflação, desigualdade e miséria. Mas, o que se viu durante os eventos foi uma mistura de exaltação ao espelho com pitadas de alucinação no meio de uma guerra sobre quem tem mais fotos com Lula.

Se fotos com o ex-presidente pudessem resolver os problemas de Pernambuco, seria louvável. Mas elas só podem tentar resolver o problema eleitoral.

A verdade é que, por mais que a disputa pela foto no santinho seja atrativa do ponto de vista do entretenimento, não ajuda em nada nos problemas do estado. Não alimenta os pobres, não promove habitação aos desabrigados. Nem mesmo tapa buracos nas ruas do Recife após a chuva.

Lula veio, houve discurso, houve vaias, houve aplauso. E, hoje, Pernambuco está igual como estava antes.

O candidato líder nas pesquisas de intenção de voto, favorito para ser o próximo presidente da República, esteve em Pernambuco e seus anfitriões, governantes locais há quase 16 anos, não conseguiram falar minimamente sobre o próprio estado.

Dividiram-se entre defender-se de Marília e criticar o atual presidente.

Os discursos poderiam ter sido na lua e ninguém estranharia, porque Pernambuco não foi protagonista.

E talvez seja isso o que mais incomoda. Não é algo feito de caso pensado, propositalmente “vamos evitar falar em Pernambuco”.

É uma coisa orgânica, é um tipo de “arrogância estrutural” dentro do PSB.

É como se nada mais importasse para se discutir, porque tudo o que Pernambuco precisa é que “o mesmo grupo continue no poder” e isso será o “bastante para todo mundo ser feliz e fim da história”.

Tags

Autor